Professoras da Regional de Araranguá realizam projeto “Receita em Família”
O projeto “Receita em Família”, desenvolvido na Escola de Educação Básica Jacinto Machado de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá (SDR), foi criado pela professora Crislaine Pereira Silveira, pela segunda professora Andreia B. de Oliveira, juntamente com os 17 alunos do 2º ano do ensino fundamental matutino.
Segundo a professora Crislaine, o projeto tem o intuito de trabalhar o gênero textual “RECEITA”, e integrar família e escola. “Os alunos desta série levam para casa uma maleta com um livro de receitas em branco, uma touca de mestre Cuca, um avental caracterizado com o nome do projeto e uma máquina digital para que façam o registro, durante o desenvolvimento da receita”, explica.
A docente conta ainda que no dia seguinte os estudantes trazem um prato que foi realizado em casa junto com a família para que os colegas apreciem a receita. A receita escolhida pelo aluno é realizada em família, tendo como objetivo envolver a mesma no processo ensino – aprendizagem da criança, tornando este processo significativo para aluno. “Além de promover a integração de pais e filhos, este projeto permite a aprendizagem de práticas de leitura e escrita relacionadas aos textos instrucionais, estimulando vivências, lembranças e descobertas que fortalecem as relações”, detalha Crislaine.
As receitas são um gênero textual muito adequado para incluir na rotina das turmas que estão na fase inicial do processo de alfabetização. Sendo o objetivo principal proporcionar às crianças um contato com esta tipologia textual de forma lúdica, divertida e contextualizada. “Dentre as muitas possibilidades de trabalhar a leitura e escrita, optou-se por desenvolver um projeto interdisciplinar que inclui atividades pedagógicas de leitura, escrita e cálculos, para que os alunos percebam a importância da matemática no nosso cotidiano, que reconheçam um texto instrucional, identificando sua finalidade e localizando informações”, argumenta a professora.
O projeto
Primeiramente foi confeccionado na escola um kit contendo um avental, uma maleta e um livro de receitas, depois as professoras explicaram aos alunos como seria desenvolvido o projeto, iniciando com o sorteio de um aluno para levar o kit para casa. No dia seguinte o aluno, ao chegar à sala de aula, com a receita escolhida e realizada junto com os familiares, divide com os colegas que a degustam. Dando seguimento ao projeto a professora trabalha a receita do dia, os alunos a copiam em seu caderno de receitas pessoal e são explorados os conteúdos, rótulos, embalagens, com registros em imagens (fotos) situações problemas e relatos da experiência vivenciada pelos alunos durante a realização da receita.
O gerente de Educação da 22ª SDR, Nilson Costa, parabenizou as educadoras pela iniciativa. “Temos muitos professores criativos na nossa região, que buscam de forma lúdica ensinar seus alunos, despertando neles criatividade, dinamismo, raciocínio lógico, linguagem e socialização. Desta forma conseguem prender a atenção, tornado as aulas prazerosas e produtivas”, ressaltou.
{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}