Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mulheres discutem Políticas Públicas...

Mulheres discutem Políticas Públicas na 4ª Conferência Regional realizada na SDR Araranguá

1conferencia da mulher agosto 20150826 1349743649

Com o auditório lotado, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 26, na Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá a 4ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, com a participação de representantes dos 15 municípios do Extremo-Sul.

1conferencia da mulher agosto 20150826 2057111821

O evento foi aberto pela gerente de Assistência Social da SDR, Dione Cesar, pela assistente social da AMESC, Rosângela Paulino Alexandrino, vice-prefeita de Balneário Gaivota, Terrimar Ramos Pereira, primeira dama de Balneário Arroio do Silva, Diane Scaini, e pelo presidente da AMESC e prefeito de Jacinto Machado, Antonio de Fáveri, que destacaram a importância da elaboração de propostas de políticas que contemplem ações coerentes com a realidade Regional, voltadas às mulheres.

A policial civil Márcia Cristiane Nunes Scarduelli abriu a Conferência palestrando sobre carreira. Segundo ela a instituição Polícia é tradicionalmente dominada por homens, porém as mulheres têm revelado interesse pela área, mostrando que são capazes de exercer a função. Assim como em outras profissões, onde a sociedade culturalmente entende ser masculina. A policial falou também da força da mulher na sociedade, dos seus direitos e deveres, violência doméstica, lei Maria da Penha, entre outros assuntos.  

Márcia destacou o tema da Conferência. ‘Mais direitos, participação e poder para as Mulheres’. “O tema nos oferece a oportunidade de pensar sobre como poderemos participar mais e contribuir para que os nossos direitos, que são os mesmos dos homens, sejam reconhecidos e não questionados”, enfatizou.

As participantes foram divididas em grupos, para discussão dos eixos temáticos, conforme orientação do Conselho Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, onde foram elencadas algumas sugestões a serem levadas para a Conferência Estadual que acontece de 12 a 14 de novembro, em Florianópolis.

Segundo a gerente Regional de Assistência Social, Dione Cesar, entre as sugestões que serão levadas pelas 10 delegadas eleitas na Região estavam: Criação do conselho municipal dos direitos da mulher e respectivo fundo; criação da lei municipal que cria a política municipal de atendimento às mulheres; criação de um centro Regional por Comarca de atendimento psicossocial para as mulheres e a família; criação de um fundo/ou fortalecimento do fundo estadual dos direitos das mulher; fortalecimento das políticas trabalhistas, buscando igualdade salarial entre homens e mulheres; criação de mais creches em período integral, para auxiliar as mães trabalhadoras; entre outras.

{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}