Regional de Araranguá debate Mobilidade Urbana e Planejamento
Desenvolvimento Regional e Mobilidade Urbana foram os temas do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos em Araranguá. O evento foi realizado na noite desta terça-feira, dia 25, no auditório da Unisul e reuniu representantes de entidades, sindicatos, estudantes, agricultores e lideranças políticas e comunitárias.
O secretário de Planejamento, Murilo Flores, abriu o Ciclo falando sobre Desenvolvimento Regional, destacando os desafios e potencialidades para a diminuição das desigualdades entre as regiões. “Atualmente temos regiões com uma concentração produtiva elevada, já em outras partes do Estado há uma deficiência. O índice de desenvolvimento humano nos mostrou que temos cidade em Santa Catarina com índices muito baixos, que podem ser comparados as cidades mais pobres do Brasil”, lembrou.
Para a região de Araranguá Murilo enfatizou a necessidade de investimento no turismo e no agronegócio. E destacou como potencial de crescimento para a região Sul o Porto de Imbituba, que segundo ele trará desenvolvimento econômico.
O segundo tema da noite, mobilidade urbana, contou com a palestra do secretário, Cássio Taniguichi, que abordou assuntos como transporte coletivo, acessibilidade e vias urbanas usando exemplos de projetos aplicados em cidades como Curitiba e Florianópolis. O ex-prefeito de Curitiba apresentou o case da cidade que ajudou a projetar.
Sobre Araranguá, o secretário falou do novo traçado da BR-101 – já que passou por fora da cidade – e segundo ele, deve ser reavaliado o Plano Diretor da cidade, para que as áreas próximas sejam planejadas. Além disso, falou das rotatórias, que conferiu ao chegar à cidade, e que deveriam ser maiores, para deixar claro a preferencial, pois como estão parecem um cruzamento. No âmbito regional destacou a importância dos administradores públicos de planejarem seus municípios, com espaços para caminhadas e ciclovias.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, avaliou positivamente o segundo encontro. “É uma oportunidade dos participantes trocarem uma ideia com os representantes do Governo. E a cada encontro tenho percebido o interesse das pessoas, que estão entendendo a temática e o objetivo do Ciclo. Os debates foram bastante positivo”, enfatizou.
Próximas palestras
Os próximos encontros acontecem no dia 1º de setembro com a presença do secretário da Saúde João Paulo Kleinunbing e o de Infraestrutura João Ecker. Já no dia 8, as palestras serão com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e com o secretário estadual de Agricultura e Pesca Moacir Sopelsa.
Das palestras e debates serão produzidos relatórios técnicos que apontarão as principais demandas por região, cidade e área de interesse.
{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}