SDR Araranguá reúne cerca de 100 pessoas em Conferência Regional do Idoso
Com o tema “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”, a 2ª Conferência Regional da Pessoa Idosa, realizada nesta quarta-feira, dia 29, pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, por meio da gerência de Assistência Social, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinenses (Amesc), e as secretarias municipais de assistência social da região, reuniu cerca de 100 pessoas, que debateram e elencaram as prioridades para a Conferência Estadual.
Para o secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, o debate foi muito positivo e fundamental, já que a conferência serviu para avaliar se as políticas públicas estão sendo aplicadas. “É importante a participação dos idosos, pois é nesse momento que eles podem conferir se o que está sendo feito é adequado e necessário, e de que forma pode ser melhorado”, disse.
O secretário também salientou a importância da família para o fortalecimento das ações propostas no encontro. “É importante que as famílias acolham seus idosos com respeito e dignidade. Precisamos deixar para traz aquela ideia de colocá-los em casas de repousos. Temos que nos colocar no lugar deles, pois um dia também seremos idosos e vamos querer que nossos direitos sejam garantidos”, lembrou.
A gerente de Assistência Social, Trabalhoe e Habitação da 22ª SDR, Dione Cesar, lembrou que a expectativa de vida da população brasileira cresceu nos últimos anos, com isso é importante que todos estejam preparados para proporcionar aos idosos melhores condições de vida, e isto inclui saúde, lazer, educação, cultura, liberdade, entre outros.
Eixos temáticos
A vice-presidente do Conselho Estadual do Direito do Idoso, Maria Inês Conti, foi à responsável pelas palestras, que abordou alguns eixos temáticos como: Gestão (programas, projetos, ações e serviços); Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); Participação (Política e Controle Social) e Sistema de Garantia de Diretos Humanos. Todos foram debatidos pelos participantes.
O evento também elegeu os delegados para a Conferência Estadual, que será no dia 1º e 2 de setembro, em Florianópolis, sendo 30 lideranças, 18 da sociedade civil e 12 de entidades governamentais.
Participaram da Conferência o secretário de desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, o presidente da AMESC e prefeito de Jacinto Machado, Antonio de Fáveri, a representante do Conselho Estadual do Direito do Idoso, Maria Inês Conti, a gerente de Assistência Social da 22ª SDR, Dione Cesar, a assistente social da AMESC, Rosângela Alexandrino, e a presidente do Conselho Municipal de Araranguá, Soraia Deolindo, representando todos os municípios, e representantes dos 15 municípios da Regional.
{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}