Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas, e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. O programa é coordenado pela Polícia Militar, em que policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado.
O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.
O Proerd tem por base o projeto norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), criado em 1983. No Brasil, o DARE chegou em 1992, recebeu adaptações para a realidade cultural brasileira e começou a ser executado na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), quando recebeu o nome Proerd.
Em Santa Catarina, o programa foi implantado em 1998 e formou mais de 4 mil crianças catarinenses no primeiro ano. Em 2011, atingiu a marca de 1 milhão de crianças formadas. Além da presença em sala de aula, os educadores do Proerd alcançam o entorno social da escola, orientando e participando de reuniões e palestras para a comunidade.
Leia mais no site da Polícia Militar.