Sine (Serviço Nacional de Emprego)
O Sine busca facilitar a inserção ou reinserção da população no mercado de trabalho. O serviço, do governo federal com contrapartida do governo do Estado, é vinculado, em Santa Catarina, à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Um dos serviços prestados é a Intermediação de Mão de Obra, onde é realizado um cruzamento entre os dados do trabalhador com as vagas disponíveis nos postos de atendimento. A vantagem da intermediação é que o trabalhador tem acesso às vagas de acordo com o seu perfil e ainda a indicação para cursos de qualificação que possam adequá-lo ao mercado de trabalho, reduzindo os custos e o tempo de espera por uma vaga.
Os trabalhadores que procuram uma unidade do Sine também têm a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional gratuitos. O Pronatec Social é um desses programas. Ainda é possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego nos postos do Sine/SST.
Para dar suporte aos serviços oferecidos nos postos do Sine/SST foi criado o atendimento psicossocial em postos vinculados à SST. As equipes de atendimento dão dicas sobre como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Também é feita a intermediação de vagas para pessoas com deficiência, por exemplo.
Outra atividade oferecida é o Sine Móvel, que oferece os mesmo serviços dos postos fixos. Os empregadores também podem procurar o Sine para cadastrar as vagas das empresas.
Os postos de atendimento ao trabalhador estão disponíveis no site da SST.