Governo do Estado libera recursos para a realização da 2º Vindima de Altitude
O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, autorizou nesta quarta-feira, 11, o apoio financeiro de R$ 150 mil para a realização da 2º Vindima de Altitude de Santa Catarina. O evento, que comemora o início da colheita da uva, será realizado nos dias 26 e 29 de março, em São Joaquim, Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias e Água Doce. O circuito cultural itinerante contempla mais de 20 apresentações de música instrumental e erudita, dança e poesia. Entre as atrações, está o Balé Bolshoi do Brasil.
“O nosso Estado se fortalece cada vez mais como um dos melhores produtores de vinhos finos de altitude do Brasil, com uma qualidade já comprovada no mercado nacional e internacional. O recurso liberado mostra a preocupação do Governo com o setor. O evento mobiliza o Estado não só no que diz respeito à produção do vinho, mas sobretudo com um produto turístico capaz de fazer com que muitas pessoas visitem as regiões produtoras”, disse o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.
Em 2014, foi colhida 1,5 milhão de toneladas de uvas vitis viníferas. As principais uvas produzidas são cabernet sauvignon, merlot e sauvignon blanc, além da chardonnay. As vinícolas também apostam no enoturismo, investindo em infraestrutura física para recepcionar turistas e organizando roteiros de degustação, que incluem passeios pelos vinhedos de até 1,2 mil metros acima do nível do mar, almoços ao ar livre e visitas ao locais de produção.
A Vindima
É o momento em que os produtores celebram a colheita da uva, o trabalho, o esforço e a dedicação na conquista de vinhos de qualidade. Eles aproveitam a oportunidade para realizar negócios, conquistar parceiros e promover seus produtos.
História
A trajetória da vitivinicultura na Altitude Catarinense começou quando a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri) constatou o potencial das regiões altas do Estado para este segmento. Os vinhedos de Santa Catarina ficam localizados nos pontos mais altos do Estado, entre 900m a 1,4 mil metros, acima do nível do mar. Em 1999, instalou-se em São Joaquim o primeiro empreendimento vitivinícola de altitude. No ano seguinte, outros projetos foram iniciados e se sucederam até a criação da Acavits, em 2005.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}