Lançado guia com dados sobre o município de Guaramirim no Norte do Estado
O município Guaramirim, lançou o Guia Guaramirim em Dados, para demonstrar o potencial e a importância dos atrativos de Santa Catarina e da cidade. Guaramirim apresenta, na publicação um panorama com informações relevantes e estratégicas, que refletem os diferenciais culturais, ambientais e econômicos, com o intuito de atrair investidores e empreendedores a fazerem parte da cidade
Localizada no roteiro turístico Caminho dos Príncipes, Guaramirim, foi colonizada por imigrantes alemães, italianos, poloneses e açorianos, está estrategicamente localizada no centro dos principais polos industriais do Estado de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul.
O município conta com uma população de 35.172 habitantes. Na economia, destacam-se os setores da agricultura, indústria e do comércio. Na agricultura predomina o cultivo do plantio de arroz, banana, palmáceas, piscicultura e a olericultura. Na indústria, os ramos metal-mecânico, têxtil e de alimentos são os que prevalecem. No comércio, o destaque é para os calçados, vestuário e alimentos.
Guaramirim tem mais de 12 mil trabalhadores com carteira assinada e é o 12º arrecadador de ICMS em Santa Catarina. Para contribuir no desenvolvimento e alavancar ainda mais a economia, o município oferece iniciativas que asseguram benefícios para instalação de novos empreendimentos.
Foto: Divulgação/prefeitura Guaramirm
Saiba mais
Guaramirim se encontra entre os primeiros municípios catarinenses em produção de arroz irrigado. Produz aproximadamente 50 mil toneladas de sacas ocupando 6,4 mil hectares de terras. A cultura da banana é o segundo produto agrícola cultivado no município, pois, envolve mais de uma centena de produtores produzindo 22,4 mil toneladas/ano em 800 hectares de terras. A piscicultura está presente em quase todas as propriedades. Esta atividade está se profissionalizando e hoje é crescente o número de piscicultores que estão melhorando o acesso, a infra estrutura produtiva que envolve, aeradores, geradores de energia, redes de pesca, etc.
A cultura das palmáceas também se apresenta de forma crescente, é parte integrante de 250 propriedades e a produção é absorvida pelas agroindústrias locais. O município é conhecido como Capital Catarinense da Palmeira Real. Além dessas culturas o setor agrícola de Guaramirim é bastante diversificado.
Para conferir o guia, acesse www.guaramirim.sc.gov.br.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}