Plano de mobilidade da região metropolitana de Florianópolis é apresentado ao embaixador do Canadá
O secretário de Estado do Planejamento Cassio Taniguchi apresentou nesta quarta-feira, 22, o plano de mobilidade da região metropolitana de Florianópolis ao embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, falou sobre os centros de inovação em construção em diversas cidades catarinenses.
Taniguchi ressaltou a importância de planejar o desenvolvimento da região metropolitana a partir de três eixos: uso do solo, sistema viário e transporte público. Quanto ao uso do solo, as diretrizes são adensar polos e eixos próximo ao transporte, diversificar o uso do solo, promover incentivos públicos para a abertura de serviços e emprego próximo a áreas residenciais e planejar e incentivar a ocupação do Continente com oferta de empregos.
“Nós temos que priorizar os pedestres, depois os meios não-motorizados como a bicicleta e o transporte público coletivo, com faixas exclusivas para os ônibus, com veículos confortáveis e competitivos com o transporte individual”, completou Taniguchi.
Segundo o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), 48% do total de viagens são realizadas por automóvel na região metropolitana. Nos horários de pico, os veículos individuais ocupam 90% da capacidade das pontes que ligam a Ilha ao Continente, transportando cerca de 11 mil pessoas, enquanto os ônibus representam apenas 3% dos veículos e ocupam 1% da capacidade da via para transportar aproximadamente o mesmo número de pessoas: 10 mil passageiros.
A principal proposta da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis é reestruturar o transporte público coletivo com implantação do BRT em 87 quilômetros na região metropolitana. O investimento previsto é de R$ 1,4 bilhão. Outras medidas são oferecer maior mobilidade para pedestres com implantação de 30 quilômetros de Zonas 30 e 146 quilômetros de ruas completas (pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis), além de criar 14 quilômetros de ciclovias para ligar as existentes, formando uma rede coesa.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni, o presidente da Acate, Daniel Leipnitz, a coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Roberta Noroschny, o cônsul geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue e o funcionário do consulado, Paulo Orlandi.
Informações adicionais para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740