Arquitetos e urbanistas discutem mobilidade urbana na região metropolitana de Florianópolis
A Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina promovem uma apresentação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) para arquitetos e urbanistas do Estado, nesta quinta-feira, 2. O encontro será realizado no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, das 16h às 18h.
O Plamus projetou o desenvolvimento da região metropolitana até 2040 a partir de três eixos: uso do solo, sistema viário e transporte público. “A urbanização é difusa e fragmentária na região metropolitana da Grande Florianópolis que tem quase um milhão de habitantes. Isso encarece o sistema de transporte público coletivo. Além disso, o ônibus não é mais competitivo porque leva o dobro do tempo que o carro. Ele tem que ter qualidade e frequência”, defende o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi.
No encontro com arquitetos e urbanistas, Taniguchi apresentará os dados do Plamus, levantados durante 2014, e a implantação de alternativas para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana. Já o arquiteto e urbanista da Logit, Maurício Feijó, abordará características da urbanização da Grande Florianópolis.
O evento conta com o apoio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, regional Santa Catarina, Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Imprensa SPG
Secretaria de Estado do Planejamento – SPG
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3319/9186-9740
Site: www.spg.sc.gov.br