Liberado o primeiro elevado no acesso a Chapecó
O elevado na interseção da BR-282 com a BR-480, que dá acesso à Chapecó, foi liberado na tarde desta sexta-feira, 1° de agosto. O elevado – para quem chega de Xanxerê/Xaxim – foi pavimentado esta semana e pela manhã recebeu toda a sinalização necessária (pintura, placas indicativas e defensa metálica) para garantir a segurança dos motoristas.
Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Chapecó, Ivo Silveira, o elevado está liberado para o fluxo normal de veículos. Ele faz um pedido para que os motoristas tenham prudência e respeitem os limites de velocidade no local, que é de 40Km/hora no elevado e 80Km/hora na pista central do acesso. “Esta obra vai melhorar muito o fluxo de veículos e acabar com os congestionamentos na interseção das duas BR’s, mas precisamos da colaboração de todos. A PRF vai estar monitorando”.
Com a liberação do primeiro elevado, a preferência no trevo de interseção passa a ser de quem está trafegando na BR-282, que terá pista livre nos dois sentidos.
O elevado no sentido SC-157/BR-480, para quem vem de Coronel Freitas à Chapecó, será liberado na próxima semana. A pista está sendo pavimentada e depois também vai receber a sinalização e pintura. “Esta é uma obra importante não só para Chapecó, mas para toda a região Oeste e para quem passa por aqui. Com a liberação do elevado estamos dando total condição de uso da pista central aos motoristas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional, Américo do Nascimento Júnior.
Números
De acordo com dados da PRF, aproximadamente 40 mil veículos passam por esta interseção todos os dias. O local liga o Extremo-Oeste do Estado ao Litoral e outras regiões – pela BR-282 – e também aos estados do Paraná – através da SC-157 – e o Rio Grande do Sul – seguindo no acesso até a SCT-480, que está em obras. Nos 7,6 Km do acesso à Chapecó, o número de veículos chega a 20 mil/dia.
A obra
Com o término dos elevados a obra chega a 95% dos serviços concluídos. O investimento é de aproximadamente R$ 105 milhões, sendo 80% do Governo Federal e 20% do Estado. A obra em sua totalidade consiste na duplicação de 7,6 Km, implantação de postes de iluminação na pista central e nas laterais, dois elevados, passeio para pedestres ao longo da via, além de três passarelas e três passagens inferiores. “A obra continua, pois temos ainda outros detalhes para concluir, como as passarelas e a sinalização nas vias marginais”, complementa Américo.
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Douglas Dorneles
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