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Porto de São Francisco do Sul terá capacidade ampliada a partir deste mês

A capacidade de embarque e desembarque de mercadorias no Porto de São Francisco do Sul, que é o segundo em movimentação de carga não conteinerizada no Brasil, será ampliada com o início das operações do novo berço. A obra já foi concluída e será inaugurada dia 26 de novembro com a possibilidade da presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Silveira.

O berço 201, como é chamado, passou por um realinhamento. Esse investimento vai agilizar, ou seja, diminuir o tempo de movimentação do navio de granel de importação e produto siderúrgico. “Investimos nessa ampliação para facilitar a movimentação de navios maiores. É mais um importante passo na adequação da nossa infraestrutura. A capacidade será ampliada em 2 milhões de toneladas/ano”, salienta o presidente do porto, Paulo Corsi.

Com a conclusão, o berço passou de 150 metros para 280 metros de extensão. O investimento foi de R$ 35 milhões. Deste total, R$ 30 milhões vieram do Governo Federal e R$ 5 milhões de recursos próprios. A construção foi feia pelo 10º Batalhão de Engenharia de Lages. O calado também foi ampliado com as obras de dragagem, pelo PAC, em 2011. Passou de 12 para 14 metros.

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Movimentação de 2012 já foi superada
Antes do final do ano, de janeiro a outubro, o Porto de São Francisco do Sul já superou toda a movimentação de cargas feita no ano passado. Foram 10.931.267 toneladas em exportações e importações no acumulado do ano, 17% a mais que o mesmo período do ano passado. Só em outubro, foram movimentadas 1.262.700 toneladas. As principais mercadorias exportadas no acumulado do ano foram milho e soja em grãos e bobinas de aço. Na importação, produto siderúrgico. O Porto de São Francisco do Sul é de múltiplo uso, é o único catarinense ligado ao transporte ferroviário e é o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada.

Porto de São Francisco do Sul
De múltiplo uso, o Porto de São Francisco do Sul é o único catarinense ligado ao transporte ferroviário e é o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada. Anualmente, mais de 10 milhões de toneladas de mercadorias são embarcadas e desembarcadas (carga geral, contêineres e grãos). Integra o complexo portuário da Baía da Babitonga, ao Norte de Santa Catarina. Em pleno crescimento, foi inaugurado em 1955 e funciona como uma autarquia do Governo do Estado.

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Camilla (48) 9125-7623