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Governo, engenheiros e técnicos discutem cronograma das obras da Ponte Hercílio Luz na Capital

O governador Raimundo Colombo se reuniu, na manhã dessa terça-feira, 13, com engenheiros e técnicos responsáveis pela execução e fiscalização das obras na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O encontro, que também contou com a participação dos secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores; da Fazenda, Antônio Gavazzoni; da Administração, Derly Massaud de Anunciação; do Turismo, Beto Martins; da Casa Civil, Nelson Serpa e da Infraestrutura, Valdir Cobalchini; serviu para atualizar o cronograma da obra que é considerada uma das mais complexas em execução atualmente no país. “A ponte é um dos maiores símbolos de Santa Catarina e vai voltar a cumprir um papel fundamental no que diz respeito à mobilidade urbana. Os pagamentos estão em dia, a obra é uma prioridade e por isso o governo está muito atento aos prazos”, destacou Colombo.

De acordo com os responsáveis pela recuperação da ponte, a maior parte do trabalho se concentra embaixo do mar, onde está sendo construída e reforçada toda a estrutura inferior de sustentação. Os quatro blocos são formados por estruturas de concreto (aquela que já é possível observar, sobre o mar) e metálicas (que estão sendo montadas por mergulhadores na parte subaquática).

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O trabalho atual faz parte da estrutura necessária para a restauração do vão central. Quando a base estiver pronta, serão trocadas as barras e as rótulas danificadas. Por fim, a estrutura provisória será removida e, a ponte, liberada para o tráfego de veículos. As obras de restauração da ponte estão divididas em três eixos principais: recuperação de viaduto insular, viaduto continental e vão central. As duas primeiras já foram concluídas.

Para o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura, Paulo Meller, é uma tarefa minuciosa, depende de condições climáticas que interferem na força da correnteza e ainda esbarra em outra limitação: quanto mais profunda a estrutura, menor é a visibilidade. Algumas peças estão sendo colocadas a, pelo menos, 30m de profundidade.

 “Como a maior parte do serviço, hoje acontece de forma submersa, as pessoas não conseguem visualizar o trabalho. Essa fase é muito complexa, mas mesmo assim o cronograma está seguindo dentro do previsto”, informou o presidente do Deinfra, que acompanha de perto todo o processo. Segundo Meller, são realizadas reuniões semanais para a avaliação do ritmo de trabalho empregado na obra.

Uma novidade anunciada na reunião, é que a partir do mês de setembro a população vai poder observar uma mudança no visual da ponte. Toda a estrutura que hoje aparece em tom metálico será pintada de vermelho. A explicação técnica é que com a medida e cor diferenciada será possível detectar parâmetros de qualidade da própria estrutura e futuramente, para a pintura final da ponte Hercílio Luz. O procedimento será protocolado junto à Fundação do Meio Ambiente, Fatma, para garantir que seja executado sem nenhum risco à natureza.

A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos e faz parte do programa do Pacto por Santa Catarina. 

>>> Rádio Secom: ouça a entrevista com o presidente do Deinfra:

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