Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Ouvidoria do Estado recebe...

Ouvidoria do Estado recebe registros sobre multas de trânsito

Ultrapassar o sinal vermelho, dirigir veículo falando ao telefone celular ou estacionar em local proibido são algumas das principais infrações cometidas no trânsito de Santa Catarina. Para tirar dúvidas, dar sugestões, reclamar ou elogiar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 80 catarinenses registraram algum tipo de solicitação na Ouvidoria Geral do Estado no mês de maio. “A Ouvidoria tem um sistema em que todos os atendimentos ficam registrados, e o órgão responsável precisa dar uma resposta, independente se for pedido de informação ou reclamação”, avisa o ouvidor-geral, Dejair Vicente.

O caso mais solicitado para a Ouvidoria é de como o pagamento da multa deve ser feito. Os condutores que forem flagrados devem retirar o boleto pelo site do Detran, sempre com o número de RENAVAM em mãos. “Primeiramente, é de direito recorrer da multa. Após passar esse período, basta digitar a placa e o RENAVAM do carro na página inicial do Detran”, responde Vicente.

Quem quiser recorrer da infração, deve preencher o formulário de Defesa de Autuação até a data limite informada na notificação. O condutor também deve anexar a cópia autenticada da Notificação da Autuação e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Caso seja pessoa física, é necessária a cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação, CPF e Carteira de Identidade. Se for pessoa jurídica, é preciso a cópia autenticada do contrato social/alterações com a identificação do representante legal.

> Perto de Você: confira mais informações sobre multas de trânsito

Em 2011, último ano com os dados consolidados, Santa Catarina registrou 1,2 milhão infrações em rodovias municipais, estaduais e federais. A grande campeã de ocorrências, com mais da metade de registros, é a de transitar em velocidade superior à máxima permitida em 20%, seguido de transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, estacionar em local proibido e avançar em sinal vermelho.