Adolescente apreendido pela Polícia Civil confessa ter matado técnica de enfermagem e outro adolescente em Joinville
A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, obteve a confissão do adolescente de 17 anos, na noite de quinta-feira, 11, durante a oitiva do suspeito de ter matado a técnica de enfermagem de 44 anos, no último dia 30 de janeiro, em Joinville. O adolescente foi identificado e detido ainda na quinta, escondido na casa de parentes, no município de Garuva, após trabalho da Divisão de Homicídios da DIC de Joinville.
Ouvido na presença da mãe, o adolescente admitiu ter matado a técnica de enfermagem por encomenda de um homem (que não quis delatar) e teria recebido R$ 1 mil e um revólver calibre .38 para executar o crime. Segundo o delegado de Polícia Civil Fabiano Silveira, que está com o caso, o adolescente declarou que o revólver foi perdido em um mato durante a fuga, alegando que não sabe o local onde isso aconteceu. “Mas nossas suspeitas são de que teria devolvido para o mandante, entretanto, ele não admitiu isso”, complementou Silveira.
As investigações prosseguem agora para identificar e prender o mandante, sendo o ex-companheiro um dos suspeitos investigados. Eles teriam se separado e ele não aceitava o fim do relacionamento e ameaçava-a, motivo pelo qual pediu medida protetiva contra ele. O ex-companheiro foi intimado, mas não compareceu à delegacia. O adolescente apreendido, durante o mesmo depoimento, acabou confessando, ter sido o autor do homicídio em face de outro adolescente, de 16 anos, fato ocorrido nas margens da BR-101, distrito de Pirabeiraba, em Joinville, em 15 de setembro do ano passado. “A equipe da DIC de Joinville já estava apurando este caso e já o havia identificado em conjunto com investigação conduzida pela equipe da DPCO de Garuva, onde a vítima residia”, destacou o delegado.
A vítima estava na cozinha de casa preparando o almoço junto com seu filho de 12 anos quando o adolescente invadiu o local e, de posse de um revólver calibre .38, alvejou a vítima no rosto sem dar uma única palavra, evadindo-se do local sem subtrair nada. Antes mesmo de iniciar o velório, os policiais da DIC iniciaram as investigações, incluindo a oitiva do filho da vítima e de familiares. O filho contou que o autor era desconhecido, mas deu suas características físicas e descreveu que o autor vestia camiseta amarela e um boné preto.
Na segunda-feira, 1° deste mês, durante operação conjunta da DIC com a Polícia Militar, o adolescente investigado foi encontrado na companhia de outros três homens maiores de idade, suspeitos de assaltos na cidade de Joinville. Com o adolescente foram encontradas roupas semelhantes às que o autor usava no dia do homicídio à técnica de enfermagem. As vestes – um boné preto marca Ellus e uma camiseta amarela marca RL – foram apreendidas. Na ocasião, o adolescente foi fotografado, ouvido pelo delegado, mas negou a autoria do assassinato.
Durante a semana da apreensão das roupas, novos indícios colhidos pela DIC apontaram o adolescente como o suspeito de matar a técnica de enfermagem. Duas testemunhas que presenciaram o adolescente se evadindo do local do crime foram ouvidas. Elas reconheceram o adolescente de 17 anos como o suspeito que saiu do local do crime após o tiro e reconheceram, ainda, as roupas apreendidas como as usadas pelo suspeito. “Representamos pela busca e apreensão do menor de idade que foi deferida pela Justiça durante o feriado de Carnaval”, disse Silveira. Iniciaram-se as buscas ao adolescente ainda no feriado e na quinta-feira, 11, foi levantado onde ele estava escondido.
Foi deflagrada a operação para cumprimento da medida cautelar, a qual foi cumprida no mesmo dia, sem reação do adolescente. Ele foi internado no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joinville. Silveira acrescenta que agora, em relação ao assassinato do adolescente de 16 anos no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, representará outro mandado de busca e apreensão contra o adolescente de 17 anos.
Informações adicionais para a imprensa
Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
E-mail: imprensa@pc.sc.gov.br.
Fone: (48) 3664-2313 / 99175-2336
Site: www.policiacivil.sc.gov.br