Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Civil prende quadrilha...

Polícia Civil prende quadrilha especializada no furto, receptação, adulteração e revenda de caminhões em SC

Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil, durante operação coordenada pela Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), na sexta e segunda-feira, 29 e 1º de fevereiro, nas cidades de Navegantes, Itajaí, Porto Belo, Itapema, Tijucas e Blumenau. Os detidos são integrantes de uma quadrilha especializada em furto, receptação, adulteração e revenda de caminhões em Santa Catarina. Também foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão. A investigação e operação contaram com o apoio das Delegacias de Polícia de Itapema e Porto Belo.

A quadrilha atuava furtando caminhões em todo território catarinense tendo sido responsáveis pelo furto e adulteração comprovada de seis caminhões durante o período em que durou a investigação, inclusive nas cidades de Capivari de Baixo e Chapecó, onde foram subtraídos caminhões e suas respectivas cargas, só estas últimas, avaliadas em torno de R$ 190 mil, de acordo com as notas fiscais apresentadas pelas vítimas. Todos os seis caminhões foram recuperados, além de parte de suas cargas.

A investigação teve início após a apreensão de um veículo GM Vectra com indícios de adulteração e diversas ferramentas e matrizes para adulteração de vidros e chassis que estavam em poder de uma mulher, no dia 28 de janeiro, no bairro Morretes, em Itapema. Na ocasião, ela foi detida, com outros suspeitos, por envolvimento na receptação e adulteração de veículos na região de Porto Belo, e teve outro mandado de prisão cumprido em nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, em decorrência dessa operação.

Segundo o Delegado da DFRV/DEIC, Rodrigo Bortolini, conforme as investigações avançaram, foram identificadas mais oito pessoas envolvidas no esquema criminoso: seis homens e outras duas mulheres. Destes nove suspeitos, apenas três homens ainda estão foragidos.

Como funcionava a quadrilha

Os furtos eram realizados por três homens, um deles e mais outros dois eram responsáveis pela adulteração desses caminhões. Já as três mulheres eram responsáveis por fazer consultas e monitorar os veículos junto ao aplicativo SINESP CIDADÃO durante os trajetos, e também pela logística e transporte dos materiais utilizados para as adulterações.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, foram localizadas partes de cargas furtadas de uma empresa de Chapecó, ácido usado para remarcação de vidros e chassis, diversas placas, lacres e tarjetas.

As diligências continuam para localizar e prender os foragidos.

Mais informações para a imprensa:

Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa
Polícia Civil de Santa Catarina
(48) 36642313/ (48) 91752336

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support