Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Civil inaugura Delegacia...

Polícia Civil inaugura Delegacia de Pessoas Desaparecidas

A Polícia Civil de Santa Catarina inaugurou, nesta terça-feira, 24, a Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD). Esta é a 4.ª unidade de desaparecidos da Polícia Civil no País, tendo apenas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e agora em Santa Catarina.

A nova unidade policial terá estrutura para atender a demanda de desaparecidos do estado de Santa Catarina, além de estar direcionada à possível identificação de cadáveres, para evitar o sepultamento de indigentes.

Com a implantação do Cadastro Único de Pessoas Desaparecidas, serão inseridas todas as pessoas que verdadeiramente estão desaparecidas, possibilitando levantamentos estatísticos e o conhecimento da realidade do estado. Outra grande missão, apontada pelo Delegado Titular da DPPD, Wanderlei Redondo, é levantar a identificação de mais de 150 pessoas não identificadas que foram sepultadas como indigentes, um trabalho que contará com outras instituições, como IML.

Durante o discurso do Delegado Geral, Aldo Pinheiro D’Ávila, ele destacou a inauguração da DPPD como uma das mais representativas durante sua gestão. “Nós só temos a dimensão da dor dos familiares das pessoas desaparecidas quando temos contato com elas, o que pude verificar. Números são importantes, mas eles caem abaixo, quando entra o drama de alguém que tem um ente querido desaparecido”, apontou D’Ávila.

A DPPD tem como meta a reintegração do ente querido ao convívio familiar.  “A tecnologia é importante, mas não substitui a nossa motivação e vontade de devolver felicidade aqueles que, desesperados, buscam nosso auxílio para poderem esperançosos, voltar a sorrir”, pontuou Redondo em seu discurso.

O trabalho vai ser uma constante parceria com os órgãos de Segurança Pública, em todas as esferas, com instituições públicas e privadas, além de outros segmentos da sociedade. “Não importa quem achou, e sim que a pessoa foi encontrada”, ressalta o Delegado Titular.

Esta especializada funcionará no mesmo prédio que está a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de São José – localizado na Rua Adhemar da Silva, 1135 – bairro Kobrasol – telefone: (48) 3665.5595.

Parcerias
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, anunciou durante a inauguração da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD), que novas parcerias serão firmadas, entre elas, com o Governo Federal para integrar Santa Catarina ao Banco de Dados Nacional de Perfis Genéticos. Trata-se de uma ferramenta de trabalho que permitirá valer-se de tecnologias de investigação de DNA para o trabalho policial.

O secretário reafirmou a importância de se manter uma forte parceria com o Programa “SOS Desaparecidos”, executado pela Coordenadoria de Pessoas Desaparecidas da Polícia Militar de Santa Catarina. “Ao somarem esforços com a nova Delegacia, os policiais militares integrantes da equipe do SOS Desaparecidos, poderão contar com mais estrutura, mais sinergia e maior integração nas atividades de atendimento a vítimas e familiares”, disse.

De acordo com o delegado Wanderley Redondo, que é o titular da nova unidade policial no estado, no ano passado, foram registrados em Santa Catarina, 3.319 desaparecimentos. Destes, apenas 1.372 fizeram um novo Boletim de Ocorrência registrando o reaparecimento da pessoa. O que significa que há 1.947 ocorrências abertas ainda, ou seja, que continuam sendo investigadas para saber se houve o reaparecimento da pessoa ou não. Este ano, até agosto, foram 1951 registros de desaparecimento e 592 pessoas voltaram para suas casas.

Desta forma, para amenizar o número de ocorrências em aberto sobre desaparecimentos, a unidade especializada fará a gestão de um mecanismo de alerta, que seria implantado no atual sistema de informações usado pela Polícia Civil de Santa Catarina, o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), e acessível a todos os policiais. “Assim, toda vez que uma pessoa que possua registro de desaparecimento for identificada numa unidade policial, o sistema emitirá um alerta para o policial civil, para que o registro de reaparecimento seja feito”, explica Redondo.

Participaram da cerimônia a prefeita municipal de São José, Adeliana Dal Ponte; promotor de Justiça, Onofre José Carvalho Agostini, Coordenador Geral do Centro de Apoio Operacional Criminal; Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro; Diretor Geral do Detran, Vanderlei Rosso; Diretor do Instituto Geral de Perícias, perito Rodrigo Tasso; secretária de Segurança Municipal de São José, delegada Andréia Pacheco; Diretor de Polícia do Litoral, Delegado Artur Nitz; Delegada Regional de Polícia de São José, Sandra Mara Pereira; Delegado Regional de Polícia de Tubarão, Renato Poeta; presidente da Câmara de Vereadores de São José, vereador Sanderson de Jesus; Presidente do Portal da Esperança SOS Criança em Ação, Gerson Rumayor; além de policiais, civis e militares, representantes vereadores, representantes comunitários e convidados

Confira o boletim da Rádio Secom:

  Baixar áudio

{attachments}

Mais informações:
Isabel Muniz Corradini
Assessoria de Imprensa
Polícia Civil de Santa Catarina
(48) 3251-8129/ (48) 91752336