Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Proerd ganha nova turma...

Proerd ganha nova turma de instrutores

Nesta sexta-feira, 9, a 19º turma de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) recebeu o certificado de conclusão do curso. A formatura foi pela manhã no Hotel Itaguaçu, em Florianópolis. Com a formação de 31 policiais, o programa conta, agora, com 311 instrutores para crianças e adolescentes. A professora Rosimari Koch Martins, coordenadora das políticas de educação e prevenção às violências na escola, esteve no evento representando o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Foto: Neiva Daltrozo / Secom

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, também prestigiou os formandos e disse que o programa é para prevenir o uso de drogas, educando as crianças em seu ambiente. Marcineiro explicou que o Proerd está em 55 países, sendo que, no Brasil, todos os Estados e o Distrito Federal possuem o programa.

O formando Felipe Augusto Freyesleben disse que a missão é nobre e desafiadora e acrescentou que prevenção não gera estatística, mas faz a diferença. “Se uma só criança for salva, já terá valido a pena”, disse o policial. A professora Rosimari Martins esclareceu que o Proerd articula a educação com a segurança pública. “O programa é muito importante porque vem fortalecendo as ações de prevenção trabalhadas na escola”, concluiu.

Para ser um instrutor, o policial tem que estar há dois anos atuando na Polícia Militar e passar por um estágio de formação de 106 horas/aula. Essa formação, cujo objetivo é transformar o policial em um educador, é precedida de uma rigorosa seleção, que considera critérios como comportamento, prova de redação, entrevista e ausência de vícios em drogas lícitas ou ilícitas.

O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. O programa é coordenado pela Polícia Militar, em que policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar. A iniciativa busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.

O Proerd tem por base o projeto norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), criado em 1983. No Brasil, o DARE chegou em 1992, recebeu adaptações para a realidade cultural brasileira e começou a ser executado na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), quando recebeu o nome Proerd.

Em Santa Catarina, o programa foi implantado em 1998 e abrangeu mais de 4 mil crianças catarinenses no primeiro ano. Em 2011, atingiu a marca de 1 milhão de crianças formadas. Além da presença em sala de aula, os educadores do Proerd alcançam o entorno social da escola, orientando e participando de reuniões e palestras para a comunidade.

Saiba mais em www.pm.sc.gov.br.

Confira o boletim produzido pela Rádio Secom

  Baixar áudio



Informações adicionais:
Cláudia Menezes
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: claudia@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3014