Ministro da Saúde e governador do Estado participam da inauguração do Hospital Regional de Biguaçu nesta quarta
O governador Raimundo Colombo; o ministro da Saúde, Arthur Chioro; o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, e o prefeito Ramon Wollinger inauguram nesta quarta-feira, 26, às 10h, o Hospital Regional de Biguaçu Helmut Nass. O ministro assinará as portarias de habilitação do hospital e de liberação de recursos federais para a unidade. O atendimento ao público começará no dia seguinte, quinta, 27.
Foto: Jaqueline Noceti / Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
A abertura do Hospital Regional de Biguaçu vai ocorrer em três etapas, começando pelos serviços ambulatoriais pré-cirúrgicos em oito especialidades: dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, pneumologia, reumatologia, otorrinolaringologia, urologia e cardiologia. Os primeiros pacientes serão moradores de Biguaçu que estão à espera de atendimento e já estão sendo chamados.
Em cerca de 60 dias começarão os atendimentos de urgência e internações clínicas adultas e pediátricas. Em um terceiro momento serão oferecidas internações e procedimentos cirúrgicos.
O Hospital de Biguaçu será referência em pediatria e em cirurgias eletivas de baixa e média complexidades, e integrará o novo modelo de rede hospitalar que está sendo implantado pelo Governo do Estado para a Grande Florianópolis. A unidade vai atuar com clínica médica, cirurgia geral e vascular, anestesiologia, radiologia, pediatria, cardiologia, urologia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, nefrologia, pneumologia e otorrinolaringologia.
O hospital será portas fechadas, ou seja, fará atendimento referenciado. O paciente deverá procurar a atenção básica ou o pronto atendimento do seu município e de lá, se necessário, será transferido para a emergência do hospital – exceção aos casos graves, atendidos pelo Samu ou Corpo de Bombeiros.
No total, o hospital contará com 350 técnicos e 60 médicos que estão sendo contratados da entidade filantrópica Beneficência São Camilo, escolhida pelo município para administrar a unidade via processo licitatório.
Por mês, o Hospital de Biguaçu terá capacidade de fazer 2.050 atendimentos ambulatoriais, 1,5 mil atendimentos na emergência, 8,3 mil exames de diagnóstico, 700 internações e 460 cirurgias. Para isso, contará com 110 leitos – pelo menos 70% reservados a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Instalado no Bairro Vendaval, com fácil acesso via BR-101 e SC-407, o Hospital Regional de Biguaçu foi construído pela parceria entre prefeitura, Governo do Estado e governo federal.
O Governo do Estado adiantou um valor aproximado de R$ 1,1 milhão para assegurar o início das atividades do Hospital Regional de Biguaçu. O custo mensal da unidade será dividido igualmente entre os governos federal e estadual. Cada ente vai desembolsar cerca de R$ 1,3 milhão por mês.
O nome da instituição, Helmut Nas, foi escolhido para homenagear um dos primeiros farmacêuticos do município. “Ele era considerado o médico da cidade”, lembrou o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger.
Aviso de pauta:
O que: inauguração do Hospital Regional de Biguaçu Helmut Nass
Quando: quarta-feira, 26
Horário: 10h
Presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador Raimundo Colombo, do secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing e do prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger
Leia mais:
>>> Confirmada para agosto a inauguração do Hospital Biguaçu, na Grande Florianópolis
>>> Hospital Regional de Biguaçu já tem data para começar atendimento ao público
>>> Hospital Regional de Biguaçu será administrado pela Beneficência Camiliana do Sul
Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Correia
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: (48) 9113-6065 / 3221-2149