Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Municípios catarinenses promovem ações...

Municípios catarinenses promovem ações contra as hepatites virais

No Brasil, estima-se que haja cerca de 170 milhões de pessoas com hepatites virais. Em Santa Catarina, foram registrados 789 casos novos de hepatite C e 1.134 casos novos de hepatite B em 2014. Estima-se a ocorrência de mais de 500 mortes ao ano por doenças relacionadas às hepatites, como cirrose e câncer de fígado, só no Estado.

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, lembrado em 28 de julho, motivou a realização de ações coordenadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), por meio das gerências de DST/Aids/Hepatites Virais e Gerência de Imunopreveníveis em conjunto com os municípios catarinenses.

A proposta é alertar a população sobre a prevenção e incentivar as pessoas a realizarem a testagem para o diagnóstico das hepatites B e C. De acordo com a gerente de imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva, a proteção contra a hepatite B é garantida após a aplicação de três doses de vacina,  “Essa é a medida mais segura e eficaz para vencer a hepatite B. No entanto, é preciso maior esforço para vacinação de adolescentes e adultos por serem os grupos que ainda apresentam as menores coberturas vacinais”, complementa.

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Segundo a Dive, em torno de 90% dos municípios catarinenses devem aderir à mobilização nacional, com testes rápidos e vacinação. Confira algumas ações:

JOINVILLE

Joinville aderiu à mobilização estadual de prevenção contra hepatites virais. A programação municipal inclui a Feira da Saúde, na sexta-feira, 24, realizada no pátio da Unidade Sanitária, das 9h às 17h, na Unidade Sanitária (Rua Abdon Batista, 172).

No sábado, 25, das 8h às 17h, todas as unidades básicas de saúde do município irão abrir para vacinar pessoas adultas contra a hepatite B.

Na Feira da Sapatilha, a equipe do Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais estará no estande da Secretaria da Saúde, das 9h às 23h, com distribuição de material educativo e orientações sobre prevenção, formas de transmissão, sintomas e tratamento.

CRICIÚMA

Todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado, 25, para a realização da campanha da vacina contra a hepatite B e teste rápido para hepatite C, das 8h às 17h. Durante a semana, ações descentralizadas serão feitas nas unidades de saúde do município, com realização de testes rápidos para hepatite C, atividades educativas, mutirão com equipe de panfletagem nas residências da área de abrangência, intensificação da vacinação de rotina para hepatite B (3 doses) e orientação aos adolescentes junto às escolas do município.

JARAGUÁ DO SUL

O município aderiu à mobilização estadual. Do dia 27 ao dia 31 de julho, ações de prevenção serão feitas nas unidades básicas de saúde, onde a testagem rápida estará disponível para a população e, em casos positivos, a equipe de plantão fará o encaminhamento para exames complementares e tratamento.

ITAJAÍ

No município, sete unidades de saúde estarão abertas realizando, no sábado, 25, o dia “D”. Profissionais de saúde oferecerão orientações, vacinação e teste rápido para a população. No dia 28 de julho acontecerá, também, uma capacitação para médicos e enfermeiros da Rede Municipal, administrada pelo Programa Municipal de Hepatites. Além de orientações sobre diagnóstico e tratamento, será incentivada a solicitação dos exames diagnósticos.

TUBARÃO

A mobilização será no sábado, 25, com a abertura das unidades de saúde que têm sala de vacina. Serão oferecidas orientações, teste rápido para hepatite C e vacina contra a hepatite B, com a distribuição de material informativo, além de outras ações pontuais.

Informações adicionais para a imprensa
Núcleo de Comunicação – DIVE
Secretaria de Estado da Saúde
divecomunicacao@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-7402