Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria da Saúde discute...

Secretaria da Saúde discute criação de documento com informações sobre serviços prestados pelo Estado através do SUS

Está em discussão na Secretaria de Estado da Saúde (SES) a Carta de Serviços ao Cidadão, um documento orientador com informações sobre os serviços prestados pelo Estado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento conterá as formas de acesso, os respectivos compromissos e os padrões de qualidade de atendimento público. A carta integrará o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016/2019, e será apresentada à Secretaria de Estado da Fazenda até o dia 31 de julho.

O superintendente de Planejamento e Gestão da SES, Clécio Espezim, lembra que este ano o PPA terá algumas ferramentas agregadas para ampliar a transparência e facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados. Entre os principais aprimoramentos pretendidos está a implantação da Carta de Serviços ao Cidadão, que deve orientar os usuários em suas decisões sobre como, quando, onde e para quê utilizar os serviços públicos disponibilizados. “Ela vai estar atrelada a todos os planos da Secretaria da Saúde, como o estratégico e financeiro”, destaca Espezim.

De acordo com a gerente de planejamento da SES, Dulce Castro Quevedo, o processo de elaboração do documento contará com a participação de todas as áreas de atuação da SES. “A Carta de Serviços ao Cidadão terá caráter informativo voltada especialmente ao cidadão, mas também aos demais órgão públicos e entidades prestadoras de serviço”, explicou Dulce. Diversos aspectos serão contemplados, desde a área administrativa até as atividades fim.

A Carta de Serviços ao Cidadão foi instituída pela lei 15.435 de 2011, que dispõe sobre a simplificação do atendimento. A proposta inclui formatos em versões completa em PDF e simplificada em folhetos e cartazes, além da versão online para o Portal da Transparência.

Carta de Serviços ao Cidadão

O que é? A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos.

Quais os princípios fundamentais que a norteiam? Participação e comprometimento de todas as pessoas que integram a organização; informação e transparência; aprendizagem; participação do Cidadão.

Quais as premissas do documento? Foco no cidadão e indução do controle social.

Que finalidades ela possui? Melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos; Divulgar os serviços prestados pelas organizações públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade; Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública quando esta percebe uma melhora contínua em sua eficiência e eficácia; Garantir o direito do cidadão para receber serviços em conformidade com as suas necessidades.

Informações adicionais para a imprensa
Jaqueline Richter
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: 48 3221-2065
Email: imprensa@saude.sc.gov.br