Com recursos do Governo do Estado, Hospital de Witmarsum reabre suas portas e volta a atender a comunidade
O governador Raimundo Colombo participou nesta segunda-feira, 15, da inauguração do Hospital Municipal Mateus Caled Padoin, em Witmarsum, no Alto Vale do Itajaí. A unidade, que ficou cerca de quatro anos fechada, reabre com 18 leitos de internamento hospitalar, exames de radiografia, mamografia e atendimento médico 24 horas por dia. A instituição foi adquirida pelo município com recursos do Governo do Estado, de R$ 800 mil, e mais R$ 260 mil por meio do Fundo de Apoio ao Municípios (Fundam), usados para aquisição de equipamentos hospitalares.
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
“É uma alegria participar da inauguração desse hospital que vai atender a comunidade na área da saúde, nossa maior prioridade. A prefeitura está tendo um ato de coragem com a participação da população. O aporte do Governo do Estado é um complemento importante. O difícil é manutenção no dia a dia, porque o custo é elevado, mas vamos estar atentos e ajudando para que o hospital possa cumprir o seu papel”, disse o governador.
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, salientou o esforço da comunidade, governos e parlamentares para reabertura do hospital, assim como a qualidade da estrutura. “Essa é uma obra que nasceu com o apoio e participação de todos. A população recebe um novo hospital, totalmente reformado, adaptado e como novos equipamentos. Com isso, melhoramos os serviços na saúde e temos mais uma referência em atendimento na região”, afirmou.
O presidente da Associação Hospitalar de Witmarsum (entidade que vai administrar a unidade), Ivo Luiz Rizzoli, explicou que os casos de urgência e emergência eram atendidos em cidades vizinhas ou unidades de saúde do município. “Com a reabertura da unidade, temos a condição de atender os munícipes e aliviar a carga de internamento dos outros hospitais da região. Vamos oferecer qualidade para que nosso doente receba uma atenção especial. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para reabertura desse hospital. A unidade conta com três médicos, quatro enfermeiras e duas técnicas de enfermagem”.
http://www.youtube.com/watch?v=bjjpBZO6gx0
“A inauguração desse hospital é de grande importância. É um desejo da comunidade. Agora todos poderão ser atendidos aqui, com muito cuidado e zelo e os familiares estarão perto da pessoa que precisa”, destacou o morador Leopoldo Ditrich.
“Ajudamos a construir esse hospital. E hoje estamos felizes com a reabertura dessa unidade, fundamental para o bem estar da população. Toda família que tem uma pessoa doente, agora pode deixar internado perto da sua casa. É uma obra vital para esse município de quatro mil habitantes. O povo está de parabéns, é um grande ganho”, completou outro morador, Nelson Berkenbrock.
O prefeito do município, Paul Zerna, salientou que o hospital também vai atender a população da região. “Hoje é uma unidade municipal e temos a condição de atender mais pessoas. Queremos facilitar a realização dos exames e prestar um bom atendimento a todos”. A instituição se chamava Hospital e Maternidade Madre Alphonsa e ficou durante 45 anos sob a administração das irmãs franciscanas, de São José.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}