Santa Catarina realiza 1º Encontro Estadual de Vigilância do Óbito Fetal, Infantil e Materno
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza de terça, 7, a quinta-feira, 9, em Balneário Camboriú, o 1º Encontro Estadual de Vigilância do Óbito Fetal, Infantil e Materno. O evento vai discutir e reorganizar as atividades relacionadas à vigilância com representantes das gerências regionais de saúde e técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas e da atenção básica de 26 municípios de Santa Catarina.
Os municípios escolhidos para integrar o encontro concentram 86% das mortes materna e infantil no Estado, levando em conta a média de óbitos entre 2011 e 2014.
Santa Catarina possui uma das menores taxas de mortalidade infantil: de 10,5 óbitos para cada mil nascidos vivos e 16,4 óbitos maternos declarados em cada cem mil nascidos vivos. De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, o encontro será importante para fortalecer e integrar as redes de vigilância das regionais e municípios, além de propiciar a troca de experiências entre os participantes.
“Com essas ações, esperamos alcançar resultados efetivos para melhorar ainda mais os índices de Santa Catarina e reforçar a investigação dos óbitos fetais, infantis e maternos”, ressalta o diretor. Durante os três dias do encontro, haverá palestras com especialistas da SES e do Ministério da Saúde. Também participam palestrantes do Rio Grande do Sul e Paraná, que irão compartilhar experiências bem-sucedidas de prevenção do óbito materno e infantil em seus estados.
Paralelamente ao encontro, um grupo de técnicos das vigilâncias epidemiológicas participa de uma capacitação para análise dos indicadores de mortalidade e natalidade. O evento contará com a participação do coordenador geral de Informação e Análise Epidemiológica do Ministério da Saúde, Juan José Cortez Escalante; o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi de Faria; a diretora de Vigilância Sanitária, Raquel Ribeiro Bittencourt; e Everton Ricardo da Silva, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação da Dive
Telefone: 48 3664-7406
Site: www.dive.sc.gov.br