Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. No Dia Mundial de...

No Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, Secretaria da Saúde chama atenção para diagnóstico precoce

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, mais conhecida antigamente como lepra, é no próximo domingo, 25, data em que o Estado destaca as ações de combate à doença em diversos municípios. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) registrou 127 casos de hanseníase até meados de dezembro de 2014 em Santa Catarina. Foram 154 em 2013, ano em que no Brasil mais de 31 mil pessoas contraíram a doença.

O risco de transmissão é baixíssimo no estágio inicial, e o índice de cura da hanseníase em Santa Catarina foi de 84,2% em 2014, valor considerado regular. A coordenadora do setor de hanseníase da Dive, Jeanine Varela, destaca que ações de combate à doença devem ser realizadas em todos os municípios catarinenses, inclusive naqueles que não registraram novos casos nos últimos anos. “Nas regiões onde há notificações da doença a população fica mais exposta ao contágio por conta do maior número de bacilos circulantes. Contudo, é fundamental que sejam examinadas também as áreas onde não há registro de ocorrências para reduzirmos o número de casos não diagnosticados”, ressalta Jeanine.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, não é hereditária e é transmitida de pessoa a pessoa, pelo contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão acontece normalmente pelas vias aéreas superiores.

Entre os sintomas estão lesões de pele com alteração de cor e de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor, ao tato; dormência; formigamento; nódulos (caroços doloridos); edemas (inchaços); manchas esbranquiçadas ou de cor parda. A hanseníase tem cura desde que tratada corretamente com a poliquimioterapia. O tratamento é eficaz, mata os bacilos e interrompe a cadeia de transmissão, e é distribuído gratuitamente aos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Se o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento de forma correta, dando-se a devida atenção às reações hansênicas, as incapacidades físicas e o preconceito social decorrentes da doença serão evitados”, avalia Jeanine.

Campanha nacional

Para continuar conscientizando a população e alertando sobre os sintomas da hanseníase e a importância de tratar a doença, o Ministério da Saúde lançou campanha publicitária com ações que marca o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Com o mote, “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, a ação tem como foco o diagnóstico precoce da doença e o tratamento que é ofertado de graça no SUS.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Correia
Secretaria de Estado da Saúde SC
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Telefone: 48 3221-2149