Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão ganha reconhecimento de programa ibero-americano
O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) recebe, na próxima terça-feira, 16, às 10h, no auditório da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, o certificado de credenciamento na categoria Ouro, fornecido pelo Programa Ibero Americano da Rede de Bancos de Leite Humano. O documento é um reconhecimento pelo trabalho e desempenho do banco de leite da instituição durante o ano de 2014.
Além dos profissionais do banco de leite, participam da cerimônia os representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Programa Saúde da Criança e do Adolescente e Grupo Condutor da Rede Cegonha da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Antes da entrega dos certificados haverá uma reunião com os representantes dos bancos de leite para apresentação do relatório de cada instituição e dados nacionais coletados pela FioCruz.
O processo de credenciamento dos Bancos de Leite Humano pelo Programa Ibero Americano faz parte de um convênio entre a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e a Coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano da FioCruz. No ano passado, em todo o país, foram credenciados 115 bancos de leite.
Sandra Patrícia da Rocha Matos, responsável pelo Banco de Leite Humano do HIJG, comenta que o certificado Ouro representa o esforço, o comprometimento e a dedicação da equipe, que busca sempre a qualidade do serviço para a efetiva recuperação clínica e nutricional dos pacientes internados e que são de alta complexidade.
O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão entrou em atividade em 1981. Atualmente, conta com uma equipe de seis profissionais que trabalham em turnos de seis e 12 horas. No primeiro mês de 2014, o banco captou 23,875 ml de leite materno e, em novembro, a coleta atingiu 28,395ml. A média mensal no decorrer do ano foi de 26,155ml.
Santa Catarina possui 12 bancos credenciados pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Seis deles estão localizados em unidades públicas de saúde administradas pela SES. São eles: Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, considerada Centro de Referência para Bancos de Leite Humano no Estado, Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra; Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José e Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Grande Florianópolis.
Amamentação
Toda mãe que amamenta é uma possível doadora. E os benefícios do leite materno para o bebê contribuem para a redução da mortalidade infantil. Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber o leite humano por meio da doação.
A doação também é importante para as mães com dificuldade de produzir e retirar o leite. As propriedades do leite materno são comprovadamente eficazes, principalmente para os recém-nascidos com agravos, considerados prematuros e que ainda não podem ser alimentados diretamente pelo seio.
Bancos de Leite Humano em SC
Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade Teresa Ramos |
Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão |
Banco de Leite Humano do Hospital Regional de São.José Dr. Homero de Miranda Gomes |
Banco de Leite Humano e Central de Informações da Maternidade Carmela Dutra |
Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas (BLH referência para o Estado) |
Banco de Leite Humano Alimente uma Vida – Maternidade D. Catarina Kuss |
Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus |
Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá |
Banco de Leite Humano do Hospital de Rio Negrinho Sr. Klaus Schumacher |
Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen |
Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau |
Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição |
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Bandeira
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
48 – 3221-2149 | 9113-6065
imprensa@saude.sc.gov.br