Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Oficina reforça importância do...

Oficina reforça importância do aleitamento materno e da alimentação complementar

Mais de 100 profissionais que atuam na Atenção Básica de Santa Catarina confirmaram a participação da Oficina Amamenta Alimenta Brasil, que começará nesta terça-feira, 11, e vai até o dia 14, no Hotel Sandri, em Itajaí. Durante o evento serão formados 25 novos tutores na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) para atuação nos municípios de Itajaí, Brusque, São Francisco do Sul e Rio do Sul.

A EAAB é uma ação do Ministério da Saúde que reforça e incentiva a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa estratégia tem como objetivo principal a educação permanente, utilizando atividades participativas e lúdicas para incentivar a troca de experiência”, explica a Gerente de Coordenação de Atenção Básica da SES, Lizete Contin. Desde o lançamento da EAAB, em 2013, foram realizadas em Santa Catarina três oficinas, com 75 tutores formados e cerca de 300 profissionais da Atenção Básica qualificados.

As práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas a morbidade e mortalidade de crianças, representadas por doenças infecciosas, afecções respiratórias, cárie dental, desnutrição, excesso de peso e carências específicas de micronutrientes como de ferro, zinco e vitamina A.

No Brasil, 20% das crianças menores de dois anos têm hipovitaminose e 50% anemia por deficiência de ferro A, problemas decorrentes da alimentação inadequada. Ações de promoção voltadas ao incentivo do aleitamento materno e da alimentação complementar podem diminuir, respectivamente, entre 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

De março de 2013 a junho de 2014, o Ministério da Saúde apoiou a realização de oficinas de formação de tutores em todos os estados brasileiros. Mais de 90 oficinas foram responsáveis pela formação de 1,8 mil tutores em todo o Brasil, e mais de 4,7 mil profissionais da Atenção Básica foram qualificados.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde/SC
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
T
elefone: (48) 9113-6065 / 3221-2149