Secretaria da Saúde entrega equipamento de eletrocardiograma em Criciúma
O secretário adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, entrega, nesta sexta-feira, 7, um aparelho de eletrocardiograma à Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Luzia, em Criciúma. O equipamento integra o Sistema Catarinense de Telemedicina, cujo objetivo é aumentar e melhorar o acesso da população do interior do Estado aos serviços de saúde pelo diagnóstico à distância. Além desse, há mais um aparelho reservado ao município.
Criciúma já conta com três equipamentos em uso. A gestão municipal da Atenção Básica está decidindo em que unidade de saúde o novo aparelho será instalado.
Somado aos dois novos aparelhos de Criciúma, Santa Catarina passa a contar com 318 eletrocardiogramas dentro do Sistema Catarinense de Telemedicina. No total, 288 municípios contam com equipamentos para atender à população. Há três municípios em processo de implantação.
A meta da Secretaria de Estado da Saúde é que as 295 cidades catarinenses disponham do serviço. Para isso, é necessária a adesão por parte da gestão municipal. Casagrande explica que, com a Telemedicina, nos municípios onde não há especialistas, o paciente não precisa ir a outra cidade para realizar o exame. A pessoa o faz na unidade básica de saúde da sua cidade e o laudo é fornecido online, por um profissional especializado, em Florianópolis. “Isso significa otimizar os serviços e melhorar o atendimento à população”, acentua o secretário-adjunto.
Somente em outubro, foram feitos 22 mil laudos de eletrocardiograma, em no Estado, via Telemedicina. A média mensal fica entre 18 mil e 20 mil laudos. SC investe cerca de R$ 8 mil em cada aparelho de eletrocardiograma.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado de Saúde/SC
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065