Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Grupo de Estudos da...

Grupo de Estudos da Terceira Idade da Udesc completa 25 anos de atendimento a idosos

O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão mais antigo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completou 25 anos nesta segunda-feira, 22, com uma comemoração no auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Foto: Divulgação / Udesc

O programa oferece gratuitamente aos idosos 17 ações de extensão diferentes. São projetos que proporcionam a prática de atividade física (caminhada,  ginástica, hidroginástica,  musculação, natação,  pilates e yoga), cultural e educativa (aulas de canto, dança,  teatro, informática e o projeto Universidade Aberta) e terapia (prevenção de quedas, musculação e fisioterapia no tratamento da incontinência urinária).

Depoimentos

A festa de aniversário teve a presença de professores e alunos da graduação e pós-graduação da Udesc Cefid, além de voluntários e idosos participantes do programa, que deram depoimentos públicos sobre o que o Geti trouxe de novo para suas vidas.

Ana Zaira Volpato, de 66 anos, participa do Geti há três anos. Hoje as atividades fazem parte de seu dia a dia. Ela considera todos os integrantes como sua família e conta que o Geti foi o local onde reencontrou a vida. “Faço teatro e natação, a estrutura da universidade é ótima e eu só tenho a agradecer por tudo”, relata Ana.

Dedicação

Para a coordenadora do Geti, professora doutora Giovana Zarpellon Mazo, um fator de destaque no programa é a solidez e a seriedade das ações. “Trabalho no Geti desde 1996 e posso dizer que existe muito trabalho de equipe e amor no atendimento aos idosos”, destaca a professora.

O professor Sérgio Parucker, um dos idealizadores do programa, foi o primeiro coordenador do Geti, criado em 1989. “No início nós queríamos plantar uma pequena semente para ajudar essa grande parcela da população que são os idosos. Hoje eles são mais de 30 milhões no Brasil e precisam ser bem tratados”, explica o médico e professor da Udesc Cefid.

O coral do Geti, formado por idosos participantes do projeto de Canto, foi uma das atrações na festa de aniversário do programa.

{article Carlito Costa – Udesc Cedif}{text}{/article}