Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Pesquisa da Udesc Oeste...

Pesquisa da Udesc Oeste alerta sobre surgimento de doenças infecciosas após enchentes

Um grupo de alunas e professoras do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está alertando populações dos municípios atingidos recentemente pelas enchentes na região sobre o surgimento de doenças infecciosas como leptospirose e hantavirose, que se disseminam com facilidade após as cheias.

O alerta é das alunas Juliana Ruth Toledo da Silva e Veridiane Patrícia Orso e das professoras Lucimare Ferraz e Marta Kohls, que são integrantes do projeto de extensão “Educação e Saúde: Promoção da Saúde em Comunidades Rurais do Oeste de Santa Catarina”.

Em forma de artigo, os esclarecimentos sobre o aparecimento das duas doenças foram publicadas nesta quinta-feira, 17, no caderno Sul Brasil Rural, que é encartado no jornal Sul Brasil e editado em Chapecó, com circulação em municípios vizinhos. A publicação é coordenada pelo professor Paulo Ricardo Ficagna, do curso de Zootecnia da Udesc Oeste.

Contato e contaminação
De acordo com as acadêmicas e professoras, a leptospirose e a hantavirose são doenças infecciosas transmitidas principalmente pela urina de ratos silvestres e urbanos e também por animais bovinos e suínos. A primeira é causada por bactéria e a segunda, por vírus.

“Essas doenças ocorrem com maior frequência depois das enchentes e inundações, pois aumenta a quantidade de urina desses animais na região e na lama da enchente que são espalhadas pelo ambiente”, afirmam.

Elas também advertem: “Qualquer pessoa que entrar em contato com água ou lama contaminada poderá se infectar, principalmente se tiver algum ferimento na pele”.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, tosse, e dores pelo corpo. Na forma mais grave, podem ocorrer icterícia (pele e olhos vermelhos), vômitos e diarréias.

Como prevenção, sugerem embalar bem o lixo, lavar os alimentos, não deixar caixas de água sem tampa, vacinar os animais domésticos e manter limpo os utensílios da água e comida. 

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, em torno de 45 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas em 70 municípios do Estado. Os municípios afetados mais estão localizados no Oeste, principalmente Águas de Chapecó e São Carlos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143