Dia Nacional do Homem é lembrado nesta terça-feira
Assim como as mulheres, os homens também têm uma data comemorativa relacionada à saúde. Trata-se do Dia Nacional do Homem, celebrado nesta terça-feira, 15. Embora ainda não tenha a mesma repercussão como a data voltada para o público feminino, esse dia foi criado para promover o bem-estar e a saúde física e mental da população masculina.
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que morrem mais homens que mulheres no país. E em Santa Catarina o panorama não é diferente. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres, e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol, pressão arterial elevada e tendência à obesidade, além de não praticarem atividades físicas com regularidade.
Com o objetivo de promover a saúde masculina e ampliar o diagnóstico das doenças dessa população, a SES aprovou, em 2012, o projeto de Desenvolvimento de Ações para a Saúde do Homem. “Essa política voltada para a saúde do homem nos permitirá retratar o perfil epidemiológico estadual, estabelecendo metas e ações que possam contribuir para a redução da mortalidade masculina”, observa o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.
Causas
Pesquisa realizada entre 2000 e 2012, publicada no Informativo Epidemiológico do ano passado, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), revela que as doenças do aparelho circulatório entre os homens se mantiveram em primeiro lugar, seguidas das neoplasias, de mortes por causas externas e doenças do aparelho respiratório. Em quinto lugar aparecem as doenças do aparelho digestivo.
Na análise do período pesquisado constatou-se que a mortalidade foi sempre maior no sexo masculino, com um percentual maior de óbitos verificado nas faixas etárias entre 60 e 69 anos e 70 e 79 anos, respectivamente. Câncer de pulmão, traquéia e brônquios foram as principais causas de morte na população masculina entre 2000 e 2012.
As neoplasias de próstata, que entre 2000 e 2005 ocupavam o terceiro lugar, em 2010 e 2012 pularam para a segunda posição. O câncer de estômago, que no início do período pesquisado ocupava o segundo lugar em número de óbitos, em 2012 caiu para a terceira posição.
“É importante que os homens cuidem cada vez mais da sua saúde, da alimentação, que pratiquem uma atividade física e consultem regularmente o médico, realizando exames preventivos. Esse é o caminho para uma vida saudável e feliz”, recomenda Acélio Casagrande.
Informações adicionais
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado de Saúde/SC
e-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065