Hospital Florianópolis realiza primeira captação de órgãos após inauguração de nova estrutura
Nesta quarta-feira, 4, foi realizada a primeira captação de órgãos do Hospital Florianópolis, unidade pública vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde que inaugurou a nova estrutura, em janeiro deste ano. Um rapaz de 33 anos teve morte encefálica confirmada e a família permitiu a doações dos órgãos após conversa com a equipe da Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos (CPOT) da SES.
Foram captados fígado, rins e córneas do paciente. Para a equipe da SC Transplantes, a atitude da família foi de extrema importância, já que rim e córnea são os órgãos que levam pessoas às maiores filas de espera por transplante.
De acordo com o Gerente da SC Transplantes, Joel de Andrade, mais de 500 pessoas esperam por um transplante de córneas, e cerca de 330 aguardam na fila por um rim. “O trabalho das Comissões (CPOTs) é fundamental para a conscientização das famílias sobre a importância da doação e o que ela significa para aquele que vai receber um órgão”, reforça Joel de Andrade.
Segundo relatório do Hospital Florianópolis, o jovem morto foi internado no dia 20 de maio, levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com parada cardiorrespiratória. Após ser atendido e ter o quadro estabilizado, o paciente foi mantido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e morreu dia 3. A mãe e o irmão do paciente foram comunicados quanto ao quadro clínico e, após a abordagem da CPOT, autorizaram a doação dos órgãos do rapaz.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br