Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde divulga a Campanha...

Saúde divulga a Campanha de Vacinação Contra a Gripe para as regionais em todo o Estado

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) realizou uma videoconferência na última sexta-feira, 11, com as Gerências Regionais de Saúde sobre a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). A edição da campanha deste ano ocorrerá de 22 de abril a 9 de maio. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar 80% da população-alvo, o equivalente a 1,4 milhão de pessoas. Santa Catarina deverá receber 1,8 milhão de doses do Ministério da Saúde (MS).

>>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Eduardo Macário, diretor da DIVE, se mostra otimista.  “Esperamos alcançar este ano a excelente cobertura vacinal obtida em 2013, quando a imunização teve uma abrangência de 96% do público-alvo”.

Devem se vacinar contra a gripe crianças com seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, e mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto). Também será vacinada a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“É importante que as pessoas desses grupos mais vulneráveis tomem a vacina. No ano passado, dos 279 doentes com fatores de risco, 186 não foram vacinados. Essas pessoas podem desenvolver complicações que podem levar a óbito”, ressalta a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva.

Dia D
No sábado, dia 26 de abril, é o “Dia D” da Campanha de Vacinação. Os postos de vacinação de todos os municípios catarinenses deverão ficar abertos das 8h às 17h, sem fechar para almoço.

Contraindicações
Pessoas com alergia ao ovo, que já tiveram reação anafilática à vacina e reação alérgica não podem tomar a vacina.

Categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza

Doença respiratória crônica;
Doença cardíaca crônica;
Doença renal crônica;
Doença hepática crônica;
Doença neurológica crônica;
Diabetes;
Pacientes imunodeprimidos;
Obesos grau III;
Transplantados;
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br