SC Transplante capacita profissionais da Grande Florianópolis e de Itajaí
A coordenação da SC Transplantes promove nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4, um curso de capacitação dirigido aos profissionais responsáveis pela comunicação dos óbitos aos familiares do paciente e pelas entrevistas para a doação de órgãos e tecidos. As palestras serão presenciais das 9h às 17h, na sede do SC Transplantes, no antigo prédio da Policlínica.
Os profissionais que participarão do curso são dos hospitais Governador Celso Ramos (HGCR), Regional de São José (HRSJ), Universitário (HU), além do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), que atuam no transplante de córneas, na Grande Florianópolis. De Itajaí, os profissionais do Hospital Marieta Konder Bornhausen também estarão presentes.
Nesta quinta, está sendo trabalhado o Módulo I, que prepara os profissionais para atuarem em situações junto aos familiares do paciente. O curso será ministrado pelo chefe da UTI do HRSJ, o médico Eduardo Jardim Berbegeir, que também atua no Hospital Nereu Ramos (HNR), e pela enfermeira Neide da Silva Kinhns.
Na sexta-feira, será trabalhado o Módulo II, que orienta as equipes no processo da comunicação dos óbitos aos familiares do paciente e também como proceder nas entrevistas para a doação de órgãos e tecidos. O palestrante será Joel Andrade, o coordenador do SC Transplante, que trouxe o curso da Espanha e funciona com muito sucesso em Santa Catarina.
A capacitação faz parte do Curso de Comunicação em Situações Críticas – Modulo II, que teve início com a parceria da Organização Nacional de Transplantes da Espanha, país que tem o melhor índice mundial em doação de múltiplos órgãos. “O Modulo II é uma nova etapa elaborada pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde e da SC Transplantes”, explica Joel Andrade.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br