Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Casagrande participa de reunião...

Casagrande participa de reunião com profissionais das maternidades da região de Criciúma

Nesta sexta-feira, 21, o secretário de Estado da Saúde em exercício, Acélio Casagrande, participou de um encontro com profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal das maternidades da região de Criciúma. Atendimento humanizado e os benefícios da Rede Cegonha em Santa Catarina foram dois dos assuntos abordados. Também participou da atividade o gerente Regional de Saúde de Criciúma, Roque Salvan.

Segundo o secretário Acélio, esses encontros com profissionais da saúde são muito importantes para a troca de experiências e práticas. “A mãe e o recém- nascido querem e merecem o melhor atendimento possível. Esses cursos permitem aos profissionais se reciclarem, qualificando ainda mais os serviços oferecidos à população”, destaca Casagrande.

No evento foi discutido práticas e ações de humanização aplicadas nas maternidades da região. A troca de experiências entre profissionais de diferentes unidades foi de fundamental importância para chegar a resultados eficientes. A política de humanização fundamenta-se na ideia de que saúde se faz com pessoas e para pessoas, pois por traz de um equipamento, existe um profissional de saúde preocupado com o paciente.

Outro assunto discutido foi a implantação das ações da Rede Cegonha nas maternidades do Estado. O secretário disse ainda que Santa Catarina tem a menor taxa de mortalidade infantil do Brasil, mas reforçou que temos de melhorar ainda mais o acesso e o atendimento às gestantes e aos bebês. “Enquanto houver morte de bebês ou de mães, significa que temos de trabalhar ainda mais para reverter esse quadro”, observou Casagrande.

Hoje 100% dos municípios catarinenses aderiram à Rede Cegonha. Atualmente são repassados R$ 28,3 milhões por ano, a hospitais onde a Rede Cegonha foi implantada. Quando forem implantados todos os serviços, o Estado contará com recursos da ordem de R$ 106 milhões por ano.

Um dos desafios para Santa Catarina é aumentar o número de leitos de UTI neonatal e gestação de alto risco, além de qualificar o pré-natal e o atendimento à mulher e à criança, por meio das ações da Atenção Básica. Entre as ações já implantadas no Estado com êxito, está a regulação de leitos, a garantia de acompanhante no parto e participação do grupo condutor da Rede Cegonha nas ações dos hospitais envolvidos.

A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde cujo objetivo é melhorar e ampliar o atendimento às gestantes e aos bebês, reduzindo, assim, a mortalidade materna e infantil, além de humanizar os partos.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br