Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Governador Raimundo Colombo vistoria...

Governador Raimundo Colombo vistoria obras do Complexo de Saúde Madre Teresa

O governador Raimundo Colombo vistoriou a obra de ampliação do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, nesta terça-feira, 5, em Itajaí. A construção do Complexo Madre Teresa tem término previsto para o final de 2014.  O novo espaço terá 201 leitos (internação, UTI e salas de cirurgia), em 21 mil metros quadrados de área, correspondentes a 15 pavimentos, o que permitirá a ampliação do centro de diagnóstico por imagem, do centro obstétrico, da unidade de alta complexidade em oncologia, do ambulatório de especialidade e do pronto-socorro.

A obra terá investimento total de R$ 48 milhões, parte custeada diretamente pelo Governo do Estado. Conforme o governador, os investimentos realizados contribuem efetivamente na evolução tecnológica e na ampliação dos serviços em áreas como urgência e emergência, além de melhorar o atendimento aos pacientes. “A saúde é um dos nossos principais desafios. Já avançamos muito e vamos fazer muito mais. Queremos oferecer a melhor estrutura com os melhores atendimentos.”

Foto: Neiva Daltrozo/Secom

>>> Mais imagens na Galeria de Fotos

O engenheiro da secretaria regional, Alex Pressi, explicou que a fase em que se encontra a obra é a mais demorada. Além dos serviços de demolição do prédio antigo e fundações, foi necessária a construção de uma estação de tratamento de efluentes, que substitui o sistema anterior de fossa e filtro. O novo modelo é moderno, segue as normas internacionais e terá três tanques e dois reatores para tratamento dos dejetos. “Assim que a base estiver pronta, as obras avançarão em ritmo muito acelerado. O fundamental é evitar ao máximo os transtornos para o dia a dia do hospital”, observou Pressi.

Para edificação do Complexo Madre Teresa, foi demolido o prédio que abrigava o pronto-socorro e a área de oncologia. O atendimento de urgência e emergência é feito em outra ala, dividindo espaço com a enfermaria. Para a oncologia, o hospital alugou salas na rua lateral da instituição. No local, ainda será construído um heliponto, que não existe na estrutura atual. O ponto mais próximo para o pouso de aeronaves é o Estádio Hercílio Luz.

O diretor executivo do hospital, Antonio Amaro Moreira, salientou que a obra no hospital é fundamental para melhorar as condições de saúde da região. “Para se ter uma ideia da importância deste hospital, atendemos cerca de 9 mil internações, cerca de 6,5 mil atendimentos de urgência, 450 partos e cerca de 1,5 mil cirurgias por mês. Essa obra vai ampliar nosso atendimento e acabar com a fila de espera, que os pacientes reclamam.”

De acordo com o secretário regional, Claudir Maciel, a construção do complexo vai desafogar os atendimentos nos hospitais da região. “Esta ampliação terá reflexos em todos os municípios, já que o Hospital Marieta é a nossa referência. Estamos acompanhando de perto esta obra para que seja executada dentro do prazo previsto”, disse Maciel.

Leia também:

>>> Governador Raimundo Colombo anuncia R$ 31,6 milhões para a região de Itajaí

>>> Governador Raimundo Colombo apresenta a palestra “Pacto por Sc: prestando contas” em Itajaí

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}