Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. População pode colaborar na...

População pode colaborar na prevenção da dengue no Dia de Finados

Em alerta para a possibilidade de surto de dengue nos meses de verão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pede o apoio da população para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti no Dia de Finados, neste sábado, 2 de novembro.

Ações de orientação vêm sendo realizadas, durante as últimas semanas do mês de outubro, junto aos cemitérios pelas vigilâncias epidemiológicas e sanitárias municipais. Diversas cidades também atuarão junto à população que visitará os cemitérios neste sábado.

Segundo Suzana Zeccer, gerente de Zoonozes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), os cemitérios são considerados pontos favoráveis ao acúmulo de água. “A intenção dos profissionais é alertar os moradores para que vasos de flores, outros recipientes e objetos deixados nos túmulos não se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti”, destaca Suzana, complementando que uma das principais recomendações é evitar flores com água, devendo ser substituídas por espécies plantadas em terra e sem pratinhos.

Ao optar por flores artificiais é importante observar se o arranjo não vai propiciar o acúmulo de água, onde o mosquito pode se proliferar. Nos vasos com esse tipo de flor, recomenda-se preencher com areia. Outros recipientes que possam acumular água devem ser evitados e furos em lápides e jazigos devem ser tampados.

Após o Dia de Finados, o combate à dengue continua. A recomendação às equipes de manutenção dos cemitérios é para verificarem e retirarem objetos que possam tornar-se criadouros.

Santa Catarina possui 8 mil pontos estratégicos cadastrados. São cemitérios, borracharias, ferros-velhos, depósitos de materiais de construção e outros locais que podem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

No Estado, a prioridade é a vigilância e o controle do Aedes aegypti, para detecção precoce e redução dos riscos de transmissão da doença. Nas residências, cada família deve fazer a sua parte evitando o acúmulo de lixo nos quintais e verificando locais que podem se transformar em criadouros do mosquito.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br