Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Infantil faz campanha...

Hospital Infantil faz campanha para incentivar doação de órgãos

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) promoverá, nesta sexta-feira, 27/09, e sábado, 28, dois eventos para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, um voltado para profissionais do hospital e outro para a população. Na sexta-feira, servidores da unidade de saúde terão uma aula sobre o panorama dos transplantes. E sábado, durante todo o dia, haverá atividades no Parque de Coqueiros, na parte Continental de Florianópolis.

As atividades são alusivas ao Mês do Doador de Órgãos e Tecidos e promovidas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott).

O primeiro evento será realizado nessa sexta-feira, 27/09, Dia Nacional de Incentivo à Doação. A partir das 13h30min, no auditório do Centro de Estudos do HIJG, equipes da UTI Pediátrica e da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Santa Catarina (Cncdo/SC) darão uma aula para os profissionais da unidade hospitalar relacionada aos seguintes temas: Panorama do Transplante de Órgãos no Brasil, Diagnóstico de Morte Encefálica, Manutenção Potencial do Doador e Orientações para Doação do Tecido Ocular.

Sábado, 28/09, das 9h às 18h, a equipe do Hospital Infantil fará um trabalho de conscientização no Parque de Coqueiros. Haverá distribuição de folderes e divulgação de informações sobre doação de órgãos e tecidos. A atividade contará com o apoio da Central de Notificação e Captação de Órgãos de SC e da Associação dos Pacientes Renais (APAR). Durante as atividades, alunos de Enfermagem do Curso Geração farão a medição da pressão arterial e glicemia capilar da população.

SC lidera ranking nacional

Com 48 equipes de transplantes, uma Central de Notificação (SC Transplantes), três Organizações de Procura de Órgãos e 36 comissões hospitalares de transplantes, Santa Catarina segue líder no país em número de doadores de órgãos e tecidos.

Até o dia 31 de julho deste ano, a SC Transplantes recebeu múltiplos órgãos de 92 doadores, equivalente a 25,4 doadores por milhão de população (p.m.p.), enquanto a média nacional no primeiro trimestre de 2013 ficou em 13,3.

Em 2012, o Estado manteve a liderança com 26,4 pessoas p.m.p., quando a média nacional foi de 12,6. E em 2011, SC também foi líder nacional com 25,4 doadores por milhão de pessoas, enquanto a média no Brasil foi de 10,7.

O coordenador do SC Transplante, Joel Andrade, lembra que o transplante de fígado ocupa posição de destaque. “Desde 2011, estamos em segundo lugar no ranking nacional, com 17,1 transplantes p.m.p. neste ano e índice de 18, em 2012”, explica Andrade, acrescentando que até 31 de julho de 2013 foram realizados 66 transplantes hepáticos, correspondendo a 18,24 transplantes por milhão de pessoas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Santa Catarina teve aumento de 29% no número de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no primeiro semestre de 2012.

Também em 2012 foram realizados 1029 transplantes, enquanto que em 2011 os procedimentos chegaram a 1015. Os órgãos mais transplantados foram rim, com 245 transplantes, e fígado, com 110. O tecido mais transplantado foi a córnea, com 477 procedimentos. Até 31 de julho deste ano foram realizados 672 transplantes.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support