Secretaria da Saúde dá orientações sobre fumaça em São Francisco do Sul
O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da Secretaria de Estado da Saúde dá orientações gerais sobre a fumaça que permanece em São Francisco do Sul, na região próxima ao porto, em função do acidente do contêiner contendo nitrato de amônia, diafosfato de amônia e cloreto de potássio, ocorrido na noite de terça-feira, 24.
A supervisora do CIT, Marlene Zannin, explica que a população deve permanecer calma e atenta aos sintomas. Segundo ela, a dispersão dessas substâncias (nitrato de amônia, diafosfato de amônia e cloreto de potássio) provoca alguns efeitos agudos, como tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais.
A orientação é sair da exposição à fumaça, ir para local arejado e tomar banho com água e sabão, lavando todo o corpo, inclusive o couro cabeludo e as mucosas nasais, para eliminar resíduos das substâncias. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, a pessoa deve então procurar atendimento médico.
Das cerca de 70 pessoas atendidas na rede de saúde de São Francisco do Sul, nenhuma foi configurada como caso grave, afirma Marlene. A CIT está acompanhando os fatos desde a madrugada desta quarta-feira.
Curiosos não devem se aproximar
O alerta vai para a população que se aproxima do local para ver a situação do acidente. A supervisora do CIT explica que não adianta usar máscara de pano. “Só máscara própria para pó e o uso de óculos de acrílico com proteção lateral ajudam”, explica a profissional.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br