Secretária da Saúde anuncia novos serviços no Hospital Regional de Araranguá
A secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, anunciou ampliação de serviços e novas formas de acompanhamento do trabalho feito no Hospital Regional Deputado Afonso Ghizzo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 12, durante sessão na Câmara de Vereadores do município, onde também estavam presentes prefeitos e secretários de Saúde dos 15 municípios do Vale do Araranguá.
Foto: Leneza Della Kras / SDR Araranguá
Serviços de raio-x, ultrassonografia, tomografia e endoscopia estão sendo ampliados no Hospital Regional de Araranguá (veja tabela abaixo). O incremento no número de serviços está sendo possível devido à compra de equipamentos, como o de ultrassonografia e de raio-x digital.
Dentre as melhorias, a secretária afirmou que no próximo dia 16 será aberto um espaço para atendimento infantil na Emergência da unidade de saúde do Vale do Araranguá. Além disso, em até 60 dias o hospital vai começar a realizar exames de colonoscopia, teste ergométrico, holther, ecocardiograma e colposcopia. Algumas novas especialidades serão também incorporadas ao hospital. Profissionais estão sendo contratados para que a cardiologia, a gastroenterologia, a nefrologia e a urologia sejam oferecidas à população em até 60 dias.
Gerente de Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Saúde, Cristina Pires afirmou que inicialmente estavam previstos 2,8 mil consultas e procedimentos. Hoje, o hospital está ofertando 5,6 mil atendimentos – um aumento de 100%.
“Tivemos um salto qualitativo no hospital. Isso é fruto da boa vontade e do comprometimento dos técnicos e das lideranças políticas”, avaliou a secretária, durante a sessão no Legislativo municipal, acrescentando que “não podemos deixar que o SUS regrida”.
A secretária Tânia anunciou também que a ampliação do Conselho de Avaliação e Fiscalização (CAF) para a Organização Social SPDM, que administra o Hospital Regional de Araranguá, está publicada no Diário Oficial da última quarta-feira, 11, e que a primeira reunião será realizada em um prazo de até 15 dias. “Queremos uma CAF forte, atuante. As críticas são para construir, para melhorar”, ressaltou a secretária.
Outras medidas anunciadas foram a criação de um portal da transparência para informar sobre a administração do hospital e a realização de reuniões bimestrais da (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) com lideranças dos municípios da região. Tânia sugeriu que as reuniões sejam feitas nas câmaras municipais dos 15 municípios do Vale do Araranguá.
Também participaram da reunião o presidente da Associação Empresarial do Vale do Araranguá (ACIVA), Alceu Pacheco, e os deputados Estaduais Volnei Morastoni (Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa), Manoel Mota e José Milton Scheffer.
Após a sessão na Câmara de Vereadores, Tânia Eberhardt fez a primeira visita como secretária de Estado da Saúde ao Hospital Regional de Araranguá, uma unidade de saúde que conta com 126 leitos e atende uma população de cerca de 170 mil habitantes.
Ampliação na realização de exames
Raio-x simples – de 1120 para 2240
raio-x contrastado – de 22 para 70
ultrassonografia – de 272 para 770
tomografia – de 221 para 295
Endoscopia digestiva – de 30 para 60
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br