Comitiva visita primeira obra de esgoto da Casan em Balneário Barra do Sul com recursos de agência japonesa
Primeira cidade com obras de esgoto da Casan financiadas com recursos da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, recebeu nesta quarta-feira,12, uma comitiva para avaliação dos trabalhos.
Foto: Neiva Daltrozo / Casan
>>> Imagem para download na galeria
Quatro técnicos da Jica, acompanhados pelo diretor de Expansão da Casan, Adelor Vieira, e pelo gerente de Construção, Fábio Krieger, além de profissionais do Consórcio Catarinasan, visitaram o canteiro de obras da empresa Itajuí Engenharia e ruas da cidade em que desde a segunda quinzena de julho o Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina está entrando em prática.
Em Balneário Barra do Sul, serão investidos R$ 38 milhões dos R$ 404 milhões previstos pelo Programa e obtidos pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento em contrato com a instituição japonesa. O trabalho com apoio da Jica é uma das frentes de ação da Casan em esgotamento sanitário, assim como os projetos desenvolvidos com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
“Estamos muito satisfeitos com as atividades que estão sendo desenvolvidas com esta missão da Jica desde segunda-feira. Vamos a campo, pois o momento é de trabalho”, disse, na Prefeitura de Balneário de Barra do Sul, o diretor de Expansão da Casan, Adelor Vieira, ao ser recepcionado pelo prefeito Ademar Henrique Borges.
“Agradeço o apoio da Agência Japonesa e me sinto muito honrado por nossa cidade estar contemplada no Programa”, disse Ademar. Para ressaltar a importância do sistema de esgotamento sanitário, lembrou que 70% de Balneário Barra do Sul são banhados pelo mar e por lagoas. “É um investimento que vai significar muito para qualidade de vida da cidade e para desenvolvimento de nossa principal atividade econômica, que é o turismo”, complementou.
O sistema em implantação vai permitir que também em período de temporada o esgoto não seja lançado de forma inadequada, garantindo qualidade ambiental para a cidade conhecida por suas praias, restingas, dunas e ilhas. Com cerca de 10 mil moradores, o município chega a receber até 100 mil visitantes durante o verão.
Com a execução das obras em Balneário Barra do Sul, 75% da população urbana terão coleta e tratamento de esgoto. As obras, que começaram há cerca de um mês, estão com aproximadamente 10% da rede de esgotos implantada. Em campo, com apoio de um intérprete, o técnico da Jica Masaki Jiyama fez uma série de questionamentos para levantar as condições de segurança de trabalho da obra.
A rede de esgoto terá mais de 30 quilômetros e cerca de três mil ligações domiciliares. O Sistema de Esgotamento Sanitário prevê ainda 9 mil metros de emissários e sete estações elevatórias. A depuração do esgoto será realizada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de até 80 litros por segundo.
O Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina, foi assinado entre o Governo do Estado, Jica e Casan em março de 2010, em Tóquio, no Japão. Além de Balneário Barra do Sul, os municípios de Florianópolis, Bombinhas e Piçarras serão contemplados com obras de esgotamento sanitário obtidas a partir desse financiamento. A comitiva japonesa ainda visitou na quarta-feira Bombinhas, cidade que também tem obras de esgoto em andamento.
Leia mais:
>>> Agências internacionais avaliam projetos de saneamento em Santa Catarina
Informações adicionais para a imprensa:
Arley Reis
Gerência de Comunicação Social
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
E-mail: areis@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5036
www.casan.com.br