Coordenadora de movimento por soluções para água em São Paulo é palestrante do sexto Encontro Técnico da Casan
Considerada uma ativista pela água, consultora na área de recursos hídricos e sustentabilidade, coordenadora da Aliança pela Água, grupo de organizações preocupado com soluções para a crise em São Paulo, Marussia Whately será uma das palestrantes do sexto Encontro Técnico da Casan. “Crise da água: desafios e oportunidades” será o tema abordado pela arquiteta especialista em recursos hídricos e meio ambiente urbano.
O evento que marca o aniversário de 44 anos da Companhia será realizado terça e quarta-feira (30 de junho e 1ͦ de julho), no Centro Integrado de Operações e Monitoramento da Casan, no Balneário Estreito, em Florianópolis. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento completa 44 anos no dia 2 de julho. O encontro é direcionado à integração e capacitação do público interno.
Entre as 18 apresentações programadas, quatro serão realizadas por convidados externos. Ricardo Hubner, da Agência Intermunicipal de Regulação (AGIR), vai abordar o tema redução de perdas e práticas sustentáveis de uso da água, a partir de 9h de terça-feira.
Também no primeiro dia do encontro, na primeira hora da tarde, será realizada a apresentação de Marussia Whately, profissional que foi coordenadora de um mapeamento de propostas para a água em São Paulo, atuou como consultora do Programa Municípios Verdes do Estado do Pará e do Instituto Democracia e Sustentabilidade, onde liderou a iniciativa #florestafazadiferenca.
“Minha apresentação vai abordar a situação da água no Brasil e o aprendizado que a crise da água de São Paulo pode trazer”, adianta Marussia, que é organizadora e autora de publicações sobre recursos hídricos, saneamento e gestão ambiental municipal.
Sua apresentação será realizada às 13h30min de terça-feira,30, e trará um quadro geral sobre usos, demandas e pressões pela água no Brasil, além do contexto da crise de São Paulo e a experiência da Aliança pela Água. Essa coalizão integra mais de 50 organizações, entre elas Greenpeace, WWF, Instituto Socioambiental, organizações de defesa do consumidor e direitos humanos e movimentos de sociedade civil, como o Cisternas Já, Nascentes SP e Redes Novos Parques.
Reúso e ecologia da Lagoa do Peri
Na quarta-feira, segundo dia do encontro, a participação de palestrantes externos inicia com Nei Kavaguichi Leite, às 13h30min, falando sobre monitoramento de processo ecológicos e suas implicações econômicas em um estudo de caso sobre a Lagoa Peri.
Às 15h50min, o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar, Pedro Luís Prado Franco, abordará o tema reúso indireto de água, uma experiência que tem sido desenvolvida com sucesso pela Companhia de Saneamento do Paraná a partir do esgoto tratado.
Capacitação e integração
Crise hídrica, reúso da água, redução de perdas, fatores que influenciam vazamentos e situação de uso e ocupação do solo nas áreas de mananciais na Região Metropolitana de Florianópolis são alguns dos temas que serão abordados durante o sexto encontro técnico da Casan.
Dezoito apresentações serão realizadas por profissionais da Companhia e também por convidados externos. As palestram internas tratam de experiências desenvolvidas nas diferentes superintendências da Companhia, como o acompanhamento do uso e ocupação do solo em áreas de mananciais da Grande Florianópolis.
“Serão dois dias de capacitação e troca de experiências. O objetivo é incentivar a comunicação entre os setores e o crescimento contínuo dos profissionais”, destaca a arquiteta e urbanista Cristiane Silveira da Silva, integrante da comissão organizadora.
“A Casan está em diversos municípios e fica difícil para o profissional do Oeste, por exemplo, saber o que está sendo realizado ou como está sendo realizado no Sul; quais experiências deram certo e podem ser replicadas. O intercâmbio de processos de gestão e operação é o principal objetivo do Encontro Técnico”, ressalta a arquiteta e urbanista Cristiane. “A troca promove crescimento intelectual dos técnicos, contribuindo para a melhoria da forma como são executados os projetos e dos serviços da Casan, que tem como objetivo atender com qualidade a sociedade catarinense”, complementa Cristiane.
Informações adicionais para a imprensa:
Arley Reis
Gerência de Comunicação Social
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
E-mail: areis@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5036