Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Missão francesa vistoria obras...

Missão francesa vistoria obras em parceria com a Casan

Está em Santa Catarina desde terça-feira, 5, uma equipe da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para supervisionar a parceria mantida há cinco anos com a Casan. Recepcionados inicialmente na sede da empresa, em Florianópolis, se deslocaram terça-feira para o Sul do Estado a fim de vistoriar obras de esgoto nos municípios de Braço do Norte e Garopaba.

Foto: Neiva Daltrozo, Casan

>>> Imagem para download na galeria

Desde 2010 a AFD se transformou numa das principais fontes de financiamento da Casan, num total de 100 milhões de euros de investimentos. Ao lado de recursos oriundos da Agência Japonesa – JICA – e do governo federal, a AFD tem permitido projetar um conjunto de obras que pretendem aumentar de 19% para 45% a cobertura de esgoto no Estado nos próximos três anos.

A AFD está investindo em 14 municípios de Santa Catarina, como Chapecó, por exemplo, onde no próximo dia 19 deve ser inaugurada a primeira das obras com dinheiro francês. Naquela cidade do Oeste foram aplicados R$ 9,3 milhões para construir 32 mil metros de rede coletora de esgoto, permitindo 1.361 ligações domiciliares.

“Esta obra no bairro São Cristóvão, em Chapecó, será a primeira de uma série de inaugurações que provam que a parceria está dando certo”, disse o presidente da Casab, Valter José Gallina, ao fazer a saudação à equipe francesa. “Para o governo Raimundo Colombo a AFD não tem importância apenas como fonte de recursos financeiros, mas também pelo aval técnico que a agência empresta ao nosso projeto de saneamento de Santa Catarina”. A Casan acredita que em três ou quatro anos o Estado possa saltar da incômoda situação de 18º colocado no ranking nacional de saneamento para as primeiras posições.

Aymeric Blanc, coordenador de Projetos da AFD e líder da comitiva estrangeira, revelou que nos primeiros anos a agência francesa esteve preocupada com os prazos das obras que custavam para sair do papel. Mas logo a agência entendeu as exigências e ritmos impostos pela legislação brasileira, rigorosa, por exemplo, na concessão das licenças ambientais, o que acaba modificando prazos projetados inicialmente. “Aos poucos fomos entendendo a dinâmica brasileira e hoje estamos tranquilos ao perceber que as obras estão saindo do papel, levando mais saúde ao povo catarinense”, disse Blanc.

Segundo o engenheiro de Projetos da Casan, Evandro Martins, todas as 14 obras com recursos da AFD estarão inauguradas, licitadas ou em execução ainda em 2015. Em Braço do Norte a comitiva soube que a obra orçada em R$ 19,8 milhões deve ser concluída até setembro do próximo ano. O sistema de esgoto de Garopaba deve ser inaugurado em agosto de 2016.

Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Stefanelli 
Assessoria de Comunicação
Presidência da Casan
E-mail: ristefanelli@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5034 / 99136-9345
www.casan.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support