Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Santa Catarina está com...

Santa Catarina está com 143 pontos analisados das praias próprios para banho

Fora da temporada de verão, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) continua com o monitoramento das condições das praias catarinenses. A primeira avaliação mensal de 2016 traz 143 (67,8%) pontos dos 211 analisados próprios para banho. Na Capital, 47 locais estão aptos e 28 impróprios. No restante do Estado, 96 pontos apresentam boas condições e 40 devem ser evitados. As coletas do relatório 19 foram feitas nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril.

CONFIRA OS PONTOS

Em relação ao relatório anterior, divulgado em 1º de abril, nove pontos passaram para impróprio e dois para próprio. “Em alguns locais do Litoral Norte, a incidência de chuva influenciou na alteração de alguns pontos, mas na maior parte do Estado, a falta de saneamento, ou de adequação correta da ligação de prédios e residências a rede de esgoto, ainda é a principal causa de pontos impróprios”, informa o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.

A Fatma segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para fazer a balneabilidade. Cabe à Fundação, monitorar e divulgar os relatórios. Com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina são realizadas as coletas e, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800  por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto
comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665-4177 / 9172-8277