Santa Catarina registra chuva, ventos fortes e queda de granizo
Santa Catarina registrou grandes volumes de chuva entre esta quarta e quinta-feira. Segundo dados da Defesa Civil, até do final da manhã desta quinta, a cidade onde mais choveu foi Morro Grande, no Sul do Estado, seguida de Sombrio e Santa Rosa de Lima.
Ventos fortes e granizo também atingiram o Estado. Ao todo, 27 municípios tiveram ocorrências de granizo, porém, sem registro de danos. Até s 11h, a Defesa Civil foi comunicada de alagamentos pontuais, sem grandes prejuízos nos municípios de Içara, Forquilhinha, Criciúma, Siderópolis, Nova Veneza.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Cidades atingidas por granizo
Meio-Oeste
Curitibanos
Bela Vista do Toldo
Planalto Sul
Lages
Bom Retiro
Alfredo Wagner
Urubici
São Joaquim
Litoral Sul
Araranguá
Maracajá
Siderópolis
Morro Grande
Jacinto Machado
Sombrio
Maracajá
Forquilhinha
Tubarão
Criciúma
Vale do Itajaí
Brusque
Blumenau
Pomerode
Litoral Norte
Joinville
Guaramirim
Jaraguá do Sul
Planalto Norte
Itaiópolis
Grande Florianópolis
Florianópolis
Biguaçu
Palhoça
Previsão
Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, nesta quinta-feira, 17, e sexta-feira, 18, a chuva permanece em todo o Estado, com precipitação acumulada média de 40mm a 60mm. Há condição de temporal (chuva forte, descargas elétricas, intensas rajadas de vento e granizo), especialmente nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis.
No Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva persiste entre a quinta-feira e o sábado, com total acumulado previsto no período de 100mm a 120mm, podendo ocorrer pontuais mais elevados. Caso se confirmem as previsões, há o risco de alagamentos e deslizamento de terra.
Dados registrados
Maiores valores de chuva nas últimas 24h (atualizado às 11h35)
Morro Grande: 161,2 mm
Sombrio: 123,4 mm
Santa Rosa de Lima: 113,6 mm
Santa Rosa do Sul: 104,6
Içara: 103 mm
Orleans: 100,8 mm
Nova Veneza: 86 mm
Grão Pará: 80,2
Balneário Gaivota: 79 mm
Garopaba: 74,6 mm
São João do Sul: 62,4 mm
Anitápolis: 58,7 mm
Laguna: 56,8 mm
Urubici: 56,7 mm
Recomendações da Defesa Civil SC
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006