Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. SC registra temperaturas mais...

SC registra temperaturas mais frias do ano

As previsões meteorológicas se confirmaram e a Serra catarinense teve o amanhecer mais gelado do ano deste sábado, dia 12.

De acordo com medições do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de  Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), Urupema teve a menor temperatura registrada no estado este ano, chegando a marca dos -6,3ºC por volta das 6h.

Urupema. Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema


Urupema. Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema

>>> Acesse a galeria de fotos

A cidade amanheceu coberta de branco pela geada forte que se formou por conta do frio. No caminho para o Morro das Torres, ponto mais alto do município, com cerca de 1.750 metros de altitude, as águas que escorriam pelos barrancos voltaram a ficar congeladas, formando flocos de gelo.

Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram -4ºC, e São Joaquim registrou -3,6ºC.


São Joaquim. Foto: Elenise Nunes/SDR São Joaquim


Urubici. Foto: Sérgio José de Lima/Prefeitura de Urubici

Domingo

No domingo, o sol aparece com presença de nuvens. No Litoral Norte, o tempo fica mais fechado e com chuva fraca. Há previsão de chuva fraca à noite nas demais áreas do Litoral. Uma massa de ar frio favorece a temperatura baixa com formação de geada no Planalto Sul e áreas mais altas do Meio-Oeste.

Já na segunda-feira, o sol aparece em todas as regiões. No Litoral e Norte de Santa Catarina, haverá maior presença de nuvens. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, chuva fraca no início do dia, e tempo mais aberto no Oeste e Meio-Oeste. A massa de ar frio afasta-se para o oceano e as temperaturas começam a subir.

Recomendações da Defesa Civil SC

Ventos fortes: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.

Frio intenso: Cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Atenção também com animais domésticos.

Texto: Marília Oliveira (Prefeitura de Urupema) e Epagri/Ciram

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook