Operação da Fatma na Serra do Tabuleiro mapeia invasões e emite notificações e multas
A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) realizou uma mega operação de fiscalização no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, nesta quinta-feira, 7, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental para inibir invasões irregulares na área. A Fundação emitiu 15 notificações e 14 autos de infração.
Foto: Divulgação/Fatma
>>> Mais imagens na galeria de fotos
As notificações servem para que os supostos proprietários de áreas construídas apresentem documentação comprovando autorização para estarem no local. Apesar de ser uma Unidade de Conservação, alguns casos tem autorização jurídica. Já as infrações são os casos que foram constatados crimes ambientais no local. As multas variam de R$ 500,00 a R$ 5 mil.
Os fiscais puderam comprovar que em determinados locais havia placas de vende-se em áreas de preservação ambiental. O presidente da Fatma, Gean loureiro, classificou a cena como um deboche ao patrimônio natural do Estado. “A área é de preservação ambiental. Criminosos estão se aproveitando de um espaço público para lucrar em cima de pessoas que muitas vezes nem sabem que no local não é permitida construções”. Uma investigação em conjunto com a Polícia vai detectar os responsáveis por essas vendas.
A operação desta quinta-feira contou com a participação de mais de 40 fiscais de todo o estado que passaram por treinamento específico. De acordo com o diretor de fiscalização da Fatma, Márcio Luiz Alves, a fiscalização no Parque, localizado na Grande Florianópolis, continua por tempo indeterminado.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Bárbara Mendonça Dias
Assessoria de Imprensa Fatma
Fundação do Meio Ambiente – Fatma
E-mail: imprensa@fatma.sc.gov.br
Fone: (48) 3216-1775/8843-6304/8843-3798/8434-6945
Site: www.fatma.sc.gov.br