Governo do Estado entrega levantamento de fotos aéreas dos municípios da região Norte
Os dados do Levantamento Aerofotogramétrico foram entregues pelo governador Raimundo Colombo, na amanhã desta sexta-feira, 9, aos prefeitos dos municípios filiados à Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Segundo o governador Raimundo Colombo, a tecnologia, como estes dados geoespaciais, garante mais eficiência aos gestores públicos.
Foto: Rafael Paulo/SDS
O Levantamento Aerofotogramétrico é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). A entrega ocorreu durante a cerimônia de transferência da Capital para São Francisco do Sul, nesta sexta.
Raimundo Colombo destacou o uso dos dados para o planejamento das cidades catarinenses. “Planejamento é essencial. É o principal instrumento do setor público porque melhora todos os aspectos da gestão pública e nos traz ganhos extraordinários”, avaliou.
O secretário da SDS, Paulo Bornhausen, frisou a importância do Levantamento Aerofotogramétrico para o desenvolvimento econômico sustentável e para a gestão pública. “Este programa está em consonância com aquilo que estados e municípios precisam para uma gestão de excelência”, disse. Bornhausen lembrou do compromisso do Governo do Estado com as administrações municipais. “Em 2010, o governador Colombo determinou que déssemos andamento a todas as ações que pudessem ajudar os municípios”, lembrou o secretário.
Foto: Rafael Paulo/SDS
O Levantamento Aerofotogramétrico foi acelerado a partir de 2010. A demanda pelo programa surgiu da necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual e recebeu o investimento de cerca de R$ 12 milhões. As imagens utilizadas anteriormente datam de 1977 e de 1985.
Os dados geoespaciais podem ser utilizados no planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.
Durante a execução do projeto, três aeronaves sobrevoaram o território catarinense ao mesmo tempo portando um sistema aerofotogramétrico, no qual as câmeras são acopladas a computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros para garantir a precisão das informações coletadas. Distorções foram corrigidas com o processamento das imagens e ortorretificação. Como resultado, o programa montou um mosaico de Santa Catarina com mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho.
Representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na solenidade, o deputado estadual Kennedy Nunes destacou o nível de detalhamento das informações contidas no Levantamento. “Sei da importância que este programa tem para os prefeitos fazerem seus planejamentos”, disse Nunes.
O deputado federal Esperidião Amin apontou a contribuição dos dados para as atualizações de planos diretores municipais. “Esta é uma obra importante pelo que representa e pelo uso no planejamento da nossa Santa Catarina”, destacou o parlamentar.
Também estavam presentes o deputado estadual Darci de Matos; a secretária do Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm; a promotora de Justiça da Comarca de São Francisco do Sul, Luciana Filomeno; e o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi.
Durante o evento, receberam os discos rígidos o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira; o prefeito de Araquari e presidente da Amunesc, João Pedro Woitexem; os prefeitos de Balneário Barra do Sul, Ademar Henrique Borges; Campo Alegre, Rubens Blaszowski; de Garuva, José Chaves; de Itapoá, Sérgio de Aguiar; e de Rio Negrinho, Alcides Grohskopf; e os vice-prefeitos de Joinville, Rodrigo Coelho; e de São Bento do Sul, Arildo Gesser.
Ainda na tarde desta sexta-feira, serão entregues os dados aos municípios do Planalto Norte. Com a conclusão desta rodada, 219 cidades terão recebidos os discos rígidos. A próxima rodada concluirá a entrega com os eventos na Região Oeste e Extremo Oeste.
Assessoria de Comunicação
SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
www.sds.sc.gov.br – www.facebook.com/SustentavelSC – www.twitter/SustentavelSC
Rodovia SC 401, KM 5, nº 4600, Centro Administrativo, bl. 3, 1º andar – Saco Grande II – Florianópolis/SC – CEP 88032-000 Telefone: (48) 3665-2257