Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governo do Estado realiza...

Governo do Estado realiza a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente em São José

Começou, nesta quarta-feira, 26, e vai até esta quinta-feira, 27, a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente– Resíduos Sólidos, no campus da Univali/Mundo Car, no Kobrasol, em São José. A organização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável e com o apoio de vários órgãos.

Esta é a oitava de dez reuniões regionais que o Governo do Estado está realizando sobre o tema, além de uma conferência estadual. A finalidade é levantar as demandas das regiões e do Estado, para implementar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). No caso da Grande Florianópolis, também serão escolhidos os representantes da região na 4ª. Conferência Estadual do Meio Ambiente, em 29 e 30 de agosto, na Capital

Estão participando vários municípios, com representantes do poder público, sociedade civil, setor empresarial, universidades e institutos técnicos, comunidades tradicionais e povos indígenas. Serão discutidos os eixos temáticos produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; e educação ambiental.

O encontro também está servindo para definir estratégias para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, de 24 a 27 de outubro deste ano, quando será debatido o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes e metas essenciais nesse área. A mais ousada é a eliminação dos lixões até 2014. Para seu cumprimento é preciso implementar, juntamente com os estados, Distrito Federal, municípios e a sociedade civil, um conjunto de ações, como o incentivo à coleta seletiva e o apoio à elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos estaduais e municipais.

Outra meta importante é a redução dos resíduos recicláveis secos dispostos em aterros, visando o aumento da vida útil desses, e o reuso e a reciclagem dos produtos. É intenção, também, reduzir os resíduos sólidos urbanos úmidos e o tratamento e recuperação de gases em aterros. Para isso, será feita a compostagem e o aproveitamento energético do biogás gerado nos aterros sanitários ou em biodigestores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Renato Hinnig, esta Conferência adquire grande importância na medida em que conta com a participação expressiva da região, atuando de forma organizada e integrada. “A questão dos resíduos sólidos precisa ser debatida pelo conjunto da sociedade, levando em conta as prioridades de cada setor e as sugestões apresentadas pelos diversos segmentos”, complementou o secretário.

Informações adicionais
Patrícia Antunes
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis
E-mail: ascom@soo.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5681