Audiência Pública debate instalação da Vila de Segurança em Biguaçu
O secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, participou na tarde dessa terça-feira, 9, de uma audiência pública para debater a criação da Vila de Segurança, em Biguaçu, estrutura composta por quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia Civil, IGP, Detran e presídio. A vila será construída numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.
Ele explicou que a instalação do presídio dentro da vila é uma iniciativa inovadora para reforçar a segurança da população. Hoje, o presídio fica no Centro da cidade e está interditado judicialmente.
“A realocação do presídio não é uma novidade, pois está dentro da política de ampliação de vagas do sistema prisional catarinense e do novo modelo de arquitetura prisional. Desde 2011, abrimos 4.590 vagas e fechamos 464 que estavam comprometidas. Em Biguaçu, a vila irá reorganizar os equipamentos de segurança, dando reforço na área de logística e permitindo uma maior cooperação entre as unidades policiais”, destacou Leandro Lima à comunidade de Biguaçu presente na audiência.
O secretário adjunto disse ainda que o presídio atual conta com 140 presos provisórios, porém há mais 300 homens e mulheres cumprindo pena em outras penitenciárias catarinenses. “O presídio não comporta mais esses 140 detentos e não podemos transferir a unidade mantendo esse mesmo número de vagas insuficientes”, explicou. A nova unidade prisional vai atender a comarca de Biguaçu, que compreende também Antonio Carlos e Governador Celso Ramos, que hoje são atendidas pelo atual presídio.
Leandro Lima ainda esclareceu para os participantes que a sensação de segurança para as comunidades, com uma unidade prisional, aumenta pelo trânsito de veículos da polícia. Além disso, ressaltou que a última rebelião registrada no Estado foi em 2011. O projeto da Vila da Segurança também foi defendido pelo prefeito, que salientou a importância do complexo. “É um modelo em que as forças poderão se ajudar nos atendimentos”, disse Wollinger.
A vila será construída em um terreno do Estado, com área de 96.486 metros quadrados e localizado nas proximidades da Univali, no Bairro Universitário. No local, já está sendo levantado o novo quartel dos Bombeiros, que tem previsão para ser inaugurado até janeiro de 2016. O antigo quartel funciona em um prédio alugado.
Compuseram a mesa o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, o secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Edemir Alexandre Camargo Neto e a presidente da Câmara de Vereadores, Salete Cardoso. Ainda participaram do debate, realizado no auditório da Univali vereadores, secretários municipais, lideranças, representantes das entidades e associações.
Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br