Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Governador Raimundo Colombo visita...

Governador Raimundo Colombo visita sede da Defensoria Pública em Joinville criada há dois anos

O governador Raimundo Colombo visitou nesta segunda-feira, 14, a sede da Defensoria Pública de Santa Catarina, em Joinville, acompanha do defensor público-geral Ivan Ranzolin. O órgão foi criado em 2012 para substituir a antiga Defensoria Dativa.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“Quando criamos foi difícil porque era preciso dar um conceito. Hoje percebo que o trabalho é de qualidade e ela tem importância para a sociedade porque é função do Estado proteger o mais humilde”, disse o governador.

Em Santa Catarina, o órgão está presente em 11 comarcas mais os núcleos de São José, Palhoça e Brusque. No ano passado, totalizaram 121 mil atendimentos. “Nós precisamos crescer e em oito anos teremos a Defensoria Pública presente em toda Santa Catarina”, disse o Ivan Ranzolin. Ele acredita que neste ano os números serão superiores aos do ano passado porque o órgão está presente em 75 municípios catarinenses e atua nas áreas da família, fazenda pública, criminal, infância e juventude, execução penal e civil.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Colombo recebeu o planejamento estratégico da instituição e o pedido para dar mais condições de ampliar os atendimentos à população. “Nossa função aqui é dar independência e força à instituição que tem a função de ajudar as pessoas. Seja elas estando no sistema prisional, seja uma família se desagrega e precisa do amparo legal”, complementou o governador.

O serviço da instituição é destinado às pessoas que não têm condições de pagar um advogado. “Dos atendimentos que fazemos 50% são da área da família, seguido da civil e apenas 12% criminal”, explicou o defensor Vinícius Garcia. Entre os índices de maior pedido constam causas de divórcio, pensão alimentícia e guarda de filhos. Em segundo lugar, pedido de medicamentos e cirurgias, seguidas de vagas em creches. Com oito defensores públicos e dois anos de atuação foram 21 mil pessoas com causas resolvidas.

Leia mais:

>>> Raimundo Colombo assina ordem de serviço para construção de elevado em Joinville

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail:  anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville